12/03/2014

Circuito Tela Verde exibirá este ano 39 vídeos com tema socioambiental

Tela Verde: efeito multipicador. Foto: Paulo de Araújo/MMA.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) selecionou 39 vídeos socioambientais que serão exibidos este ano em 1.314 espaços durante a 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, o Circuito Tela Verde. Os filmes tratam de resíduos sólidos, preservação da fauna, consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais, indígenas, unidades de conservação, agricultura familiar, desmatamento, entre outros temas. 

A quinta edição está prevista para acontecer na Semana do Meio Ambiente, no começo de junho. “A cada edição os vídeos chegam até nós com mais qualidade, pois os filmes servem de instrumentos educadores que ajudam a potencializar as ações desenvolvidas nas instituições”, comemora a diretora substituta de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão. “Também estamos conseguindo ampliar e diversificar os espaços exibidores, priorizando aqueles ligados à cultura e à educação”. Ela lembra que esta edição esticou o prazo de envio dos vídeos e do cadastramento das instituições justamente para ampliar a participação.

FALTA DE ÁGUA

Do total de 100 vídeos inscritos, 39 foram selecionados seguindo critérios como ligação com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), abordagem crítica, qualidade de som e imagem. Um exemplo é o documentário “Desafogando a água”, produzido pelos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Governador André Franco Montoro de Itapevi (SP), que aborda o paradoxo entre a frequente falta de abastecimento de água na escola e a existência de uma nascente nas proximidades. 

Outro curta-metragem conta a história de um antigo caçador que se tornou um forte aliado da conservação da biodiversidade. Já o filme “Albatroz - um projeto pela vida” fala dos albatrozes e petréis, que são aves ameaças de extinção, e apresenta atividades de educação ambiental marinha. A sinopse de cada filme está disponível aqui. Os vídeos selecionados fazem parte de um kit formado também por cartazes e orientações para realização da mostra, que o MMA enviará para cada instituição cadastrada como espaço exibidor. 

SEM FRONTEIRAS

Para esta quinta edição, foram cadastrados 1.314 espaços - incluindo as Salas Verdes, projeto do MMA que consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuar como potenciais centros de informação e formação ambiental. Uma novidade é a participação de uma instituição de Portugal. “Este ano contamos com um espaço fora do país e esperamos, assim, ampliar o alcance do circuito”, afirma Renata Maranhão. 

Muitas instituições também usarão o material para capacitações internas e em suas TVs públicas, o que garante maior alcance do conteúdo. A diretora explica que as realizações passarão, inclusive, em espaços nas cidades-sedes da Copa do Mundo. “Isso mostra a importância de inserirmos a pauta socioambiental em eventos estratégicos”, enfatiza. Confira aqui os espaços participantes.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, por intermédio da Secretaria do Audiovisual. A iniciativa atende à demanda por materiais pedagógicos multimídias sobre a temática socioambiental. O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, no contexto da educomunicação.

A primeira Mostra do Circuito Tela Verde aconteceu entre julho e agosto de 2009. Foram exibidas 30 curtas-metragens em 250 espaços exibidores, alcançando 46 mil pessoas. Em 2010 aconteceu a segunda edição. Foram exibidas 67 produções em 1.100 espaços espalhados pelo país, atraindo mais de 300 mil pessoas. A 3ª Mostra Circuito Tela Verde aconteceu em 2011 em 2 mil espaços exibidores que exibiram 82 vídeos. Em dezembro de 2012 aconteceu a quarta edição, em 1.500 espaços. 

Mais informações aqui.

Fonte: Tinna Oliveira/ Ministério do Meio Ambiente.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.