12/04/2018 Parque Nacional dos Campos Gerais trabalha na formação de seu Conselho Consultivo

Parque Nacional dos Campos Gerais trabalha na formação de seu Conselho Consultivo

 

O Parque Nacional dos Campos Gerais é uma Unidade de Conservação Federal criada em 2006 para proteger a floresta com araucária e os campos nativos. Localizada nos Campos Gerais do Paraná, nos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, a Unidade de Conservação é gerida pelo ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Desde 2017, além de ações de regularização fundiária, ordenamento do turismo, educação ambiental, fiscalização, entre outras, a gestão da Unidade vem priorizando a formação de seu conselho consultivo.

 

O conselho de uma Unidade de Conservação tem como papel principal promover a participação social na gestão da Unidade, sendo um espaço de negociação, discussão, construção coletiva e formação de parcerias que auxiliam na tomada de decisões por parte da chefia e equipe da unidade e no cumprimento de seus objetivos de criação.

 

Para Valter Silvio Martins Filho, proprietário de Chácara na região do Rio São Jorge, o processo de criação do conselho consultivo é o passo mais importante a ser dado para a gestão democrática de uma unidade de conservação. “A oportunidade de participar deste processo, além de gratificante, garante a gestão participativa prevista na Legislação Brasileira, com a oportunidade de contribuir para a preservação da Biodiversidade  e do Patrimônio Natural da nossa região“, comentou Valter.

 


Grupo de Trabalho para a formação do conselho do Parque.
Foto: Arquivo Apremavi

 

Todo processo de formação do conselho vem sendo desenvolvido por um Grupo de Trabalho coordenado pelo ICMBio e composto pelas Prefeituras dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Sanepar, em parceria com a APREMAVI – Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida.

 

“Fazer parte do Grupo de Trabalho nos trouxe um melhor entendimento sobre a região onde está localizado o Parque Nacional. A atuação dos vários agentes envolvidos neste processo, todos buscando um mesmo objetivo nos traz a certeza que bons resultados acontecerão.” Henrique Salgado, Superintendente de Meio Ambiente de Castro.

 

Com o intuito de garantir uma ampla publicidade ao processo o ICMBio, com apoio do Grupo de Trabalho e da Apremavi, realizou mais de 50 reuniões setoriais e individuais. Comunidades, sindicatos, universidades, organizações não governamentais, instituições públicas, proprietários rurais, etc. foram convidados à participar do processo e  mais de 200 pessoas compareceram às reuniões.

 


Reunião com representantes do setor produtivo e Instituições
governamentais. Foto: Edilaine Dick.

 

Participe do Conselho Consultivo

 

O edital de chamamento para Manifestação de Interesse em Participar do Conselho Consultivo do Parque Nacional dos Campos Gerais está aberto até o dia 05 de maio de 2018.

 

Mais informações podem ser obtidas na sede do ICMBio em Ponta Grossa no endereço: Rua Jaime Pinto Rosas n° 81, Bairro Jardim Carvalho; pelo telefone (42) 3229-0140; ou, pelo e-mail pn_camposgerais@icmbio.gov.br.

Fonte: Lilian Vieira Miranda Garcia / Apremavi.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-04-18-parque-nacional-dos-campos-gerais-trabalha-na-formacao-de-seu-conselho-consultivo.php on line 163

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-04-18-parque-nacional-dos-campos-gerais-trabalha-na-formacao-de-seu-conselho-consultivo.php on line 163

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-04-18-parque-nacional-dos-campos-gerais-trabalha-na-formacao-de-seu-conselho-consultivo.php on line 163