12/07/2017 19º Prêmio Fritz Müller é lançado n Câmara Ambiental da FIESC

19º Prêmio Fritz Müller é lançado na Câmara Ambiental da FIESC

Prêmio Fritz Müller é dirigido às empresas e instituições públicas que desenvolvem trabalhos e projetos de destaque na área ambiental em Santa Catarina. Foto: divulgação.

Prêmio é dirigido às empresas e instituições públicas que desenvolvem trabalhos e projetos de destaque na área ambiental em Santa Catarina

 

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) lançou nesta quarta-feira, 12 de julho, a 19ª edição do Prêmio Fritz Müller. O evento foi realizado durante a reunião mensal da Câmara de Qualidade Ambiental da Fiesc. Além do presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, estavam no evento o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, o promotor Paulo Antonio Locatelli e o presidente da Câmara de Qualidade Ambiental, José Lourival Magri.

 

A premiação é voltada às empresas e instituições públicas que desenvolvem trabalhos e projetos de destaque na área ambiental em Santa Catarina. As inscrições podem ser feitas até 1º de setembro. De acordo com o presidente da Fatma, o Fritz Müller é o maior Prêmio ambiental de Santa Catarina e referência nacional.

 

“É fundamental valorizar as empresas que trabalham para criar uma consciência ambiental na população. É importante lembrar que educação ambiental vai muito além de ensinar reciclagem. É isso que o Prêmio Fritz Müller valoriza. Essa é uma iniciativa que nos orgulha, principalmente porque orgulha Santa Catarina”, afirmou Waltrick. O presidente da Câmara de Qualidade Ambiental, José Lourival Magri, também reforçou a importância da premiação.“Esse prêmio é muito importante porque é uma maneira de dar visibilidade às ações da indústria na área ambiental e estimular outras empresas a fazer o mesmo”, afirmou Magri.

 

Durante o lançamento, duas empresas vencedoras do Prêmio apresentaram os seus cases vencedores, a Irani Celulose, que venceu em 2015, e a Cooperativa Aurora, que venceu em 2006.

 

Palestra Irani

Gerente da Qualidade e Meio Ambiente na Celulose Irani, Leandro Farina, apresentou o "Projeto Reciclagem de Plástico Misto", no qual a empresa catarinense buscou mecanismos diferenciados para fazer a separação e reaproveitamento do plástico e das fibras oriundas do processo produtivo. “O projeto está alinhado com os princípios e valores da Irani, uma vez que transforma resíduos em matéria-prima para processos de produção de outros produtos, criando assim uma nova cadeia de valor, promovendo a logística reversa do plástico e recuperando fibras que antes eram depositadas no aterro industrial”, explicou Farina.

 

Palestra Aurora

Ministrada pela Gerente de Comunicação da Cooperativa Aurora e Presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Cristina Machado apresentou palestra sobre o Programa Turminha da Reciclagem. Inspitadora, Isabel salientou o engajamento das escolas e dos alunos participantes. "São iniciativas voltadas para a sustentabilidade e com certeza fazem a diferença na preservação do meio ambiente. A maior conquista, com certeza, é ver essa mudança no comportamento dos alunos a partir da conscientização. As crianças passam a servir de exemplo para os adultos. São com pequenas atitudes que alcançamos grandes transformações". 

 

Como participar do 19º Prêmio Fritz Müller
As empresas interessadas em participar têm que inscreer um case (relatório), com até 20 páginas, em formato PDF, com uma breve descrição da empresa e o trabalho feito na área ambiental, mostrando os resultados. Fotos e documentos que comprovem as ações devem ser anexadas ao documento.  O material deve também conter a ficha de inscrição que está no site da Fatma (www.fatma.sc.gov.br). Tudo deve ser enviado para o comunicacao@fatma.sc.gov.br.

 

Os cases serão avaliados por técnicos da Fatma e indicados para uma comissão julgadora. Os vencedores serão destaque em 14 categorias: Gestão Ambiental, Reciclagem, Conservação de Insumos de Produção (Água), Conservação de Insumos de Produção (Energia), Educação Ambiental, Recuperação de Áreas Degradadas, Agricultura Sustentável, Tratamento de Efluentes, Controle da Poluição Atmosférica, Resíduos Sólidos, Gestão Socioambiental,  Produto Ecológico, Turismo Ecológico e Sustentável e Instituto de Pesquisa.

 

Além do troféu Fritz Müller, em 2017 os projetos premiados nas 14 categorias receberão o Certificado Fatma de Gestão Ambiental. Com esse certificado, a Fatma reconhece que os resultados ambientais da organização contemplada estão fazendo a diferença na preservação ambiental catarinense. Iniciativas de destaque também poderão receber o certificado, cabendo à Comissão Julgadora da Fatma a decisão.

 

Os projetos vencedores do 19º Prêmio Fritz Müller serão detalhados no Anuário do Prêmio Fritz Müller 2017. O material será lançado no dia da entrega do prêmio prevista para 31 de outubro, no Hotel Majestic Palace.

 

Nome do prêmio         

 

O ambientalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller dá nome ao prêmio. Fritz Müller viveu 45 anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, Fritz Müller foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza.

Fonte: Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) com informações da Editora Expressão.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-07-17-fatma-lanca-19o-edicao-do-premio-fritz-muller.php on line 153

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-07-17-fatma-lanca-19o-edicao-do-premio-fritz-muller.php on line 153

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-07-17-fatma-lanca-19o-edicao-do-premio-fritz-muller.php on line 153