12/08/2013

Instituto Ethos e Programa CATA AÇÃO criam guia sobre lixo nas cidades

Publicação, que será lançada na Conferência Ethos 2013, abordará como o setor privado pode contribuir para que a Política Nacional de Resíduos Sólidos seja cumprida.

 

A questão dos resíduos e as políticas adequadas que devem norteá-las é um tema decisivo para o Brasil. A pouco mais de um ano do prazo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para que os municípios deem destinação adequada aos resíduos a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) constatou que, em 2012, mais de três mil cidades brasileiras enviaram quase 24 milhões de toneladas de resíduos para destinos considerados inadequados, o equivalente a 168 estádios do Maracanã lotados de lixo.

 

Ainda de acordo com a Abrelpe, aumentou em 2012 o volume de recursos públicos aplicado na coleta de lixo, chegando a R$ 11 por habitante/mês em média. Mas esse montante ainda não foi suficiente para fazer frente à coleta de resíduos sólidos e demais serviços de limpeza urbana, que são essenciais e devem atender à totalidade da população, que tem crescido, consumido mais e descartado mais resíduos.

 

O Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, articulado pelo Instituto Ethos e constituído por empresas de todo o país, vem discutindo como o setor privado pode contribuir para que a PNRS seja cumprida. Para tanto, vem realizando debates, seminários e oficinas com vários setores da sociedade para entender quais as dificuldades e o que fazer para superá-las.  O GT de Resíduos Sólidos fez uma parceria com o Programa CATA AÇÃO para entender melhor as dificuldades de implantação da PNRS. O Programa CATA AÇÃO é uma parceria entre a Fundação Avina, o Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN), o Departamento de Água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Coca-Cola Brasil e a Organização Intereclesiástica de Cooperação para o Desenvolvimento (ICCO), com a participação e o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), visam contribuir para a sustentabilidade econômica e a cidadania plena de catadores e suas famílias, através de uma melhor integração na cadeia produtiva.

 

Da parceria entre o GT Resíduos Sólidos e o CATA AÇÃO surgiu a ideia de escrever a publicação “Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade Próspera”. Para realizar tal tarefa, foi convidado o Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pelo professor Ricardo Abramovay, que contou com a assistência das pesquisadoras Juliana Speranza e Cécile Petitgand.

 

O jornalista Washington Novaes, que teve acesso ao texto, comentou o seguinte, num artigo publicado no jornal O Estado de S Paulo, de 26 de julho de 2013: “Deveria ser leitura obrigatória para administradores públicos e legisladores em todos os níveis – começando por governo federal, Congresso, governos estaduais, deputados, prefeitos, vereadores, mas também para empresários e consumidores.”

 

A publicação completa será lançada durante a Conferência Ethos 2013, no próximo dia 3 de setembro, às 18 horas, numa atividade com representantes do GT de Resíduos Sólidos, do CATA AÇÃO, do Ministério do Meio Ambiente e de Ricardo Abramovay, entre outros. 

 

Conferência Ethos 2013 – Este ano, terá como tema “Negócios Sustentáveis e Responsáveis: Oportunidades para as Empresas e para o Brasil”. A programação está estruturada para testar quão lucrativos podem ser os negócios sustentáveis.

 

Além de oferecer os tradicionais debates, palestras e discussões conceituais, a Conferência terá uma perspectiva pragmática ao tratar das temáticas de sustentabilidade aplicando-as imediatamente em modelagens de negócios sustentáveis.  Em seu módulo central, a Conferência discutirá “Negócios Sustentáveis” em suas diversas facetas, enquanto os demais módulos oferecerão atividades em temas complementares, como “Conversa de Líderes”, “Conhecimento e Tecnologia”, “Negócios e Tecnologia”, “Negócios Brasileiros: Conexões Transnacionais” e “Risco e Oportunidade”. A novidade são os módulos de análises de casos e de modelos de negócios sustentáveis.  Os melhores casos e projetos inscritos terão mentoria especializada, reconhecimento e divulgação.

 

A Conferência Ethos 2013 será realizada de 3 a 5 de setembro de 2013, no Instituto Tomie Ohtake, Rua dos Coropés, 88, em Pinheiros, São Paulo.

 

Serviço

Conferência Ethos 2013 
Negócios Sustentáveis e Responsáveis: Oportunidades para as Empresas e para o Brasil 
Data:
 3 a 5 de setembro de 2013
Local: Instituto Tomie Ohtake
Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros – São Paulo
Inscrições são feitas via site www.ethos.org.br/ce2013

 

O credenciamento de imprensa já está aberto e deve ser feito no site http://www3.ethos.org.br/ce2013/credenciamento/

Fonte: CDN Comunicação Corporativa




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.