13/01/2014

Fatma assina convênio com Federação Catarinense de Orquidofilia

Serão realizadas expedições em todas as Unidades de Conservação gerenciadas pela Fatma.

Parceria visa elaboração do Atlas das Orquídeas de Santa Catarina.


A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) assinou no mês de dezembro de 2013, junto com a Federação Catarinense de Orquidofilia – FCO, convênio de cooperação técnica, institucional, cientifica e institucional para a Elaboração do Atlas das Orquídeas de Santa Catarina. 

O Atlas das Orquídeas de Santa Catarina envolve o inventário de 128 gêneros, 627 orquídeas nativas/silvestres, 10 híbridos naturais e 17 orquídeas endêmicas de Santa Catarina.

Serão realizadas expedições de campo em todos Parques, Reservas Estaduais e Refúgio Naturais administrados pela FATMA abaixo listados:

• Parque Estadual de Acaraí.
• Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
• Parque Estadual da Serra Furada
• Parque Estadual das Auracárias.
• Parque Estadual Fritz Plaumann
• Parque Estadual Rio Canoas
• Reserva Biológica Estadual da Canela Preta
• Parque Estadual do Rio Vermelho. 
• Reserva Biológica Estadual do Aguaí 
• Reserva Biológica Estadual do Sassafrás.
• Refúgio Estadual da Vida Silvestre Raulino (em estudos pela FATMA). 

Além deste inventario, será ainda realizado um estudo especifico sobre a Orquídea Laeliapurpurata, Flor símbolo do Estado, através da LeiNº 6.255, de 21 de Julho de 1983. Estudo este que gerará um livro especifico e detalhado sobre a mesma, que deverá ser lançado em novembro de 2014, mês da floração da mesma.

O convênio também possibilitará a criação e manutenção da Coleção Biológica Científica (Orquidário Amélia CirimbelliBrillinger), regido pela Instrução Normativa nº 160 de 27 de abril de 2007 do IBAMA, que trata da Instituição do Cadastro Nacional de Coleções Biológicas (CCBIO) e Disciplina o Transporte e o Intercambio de Material Biológico Consignado às Coleções. Sendo que o mesmo deverá ser classificado como:

Coleção de material biológico representativo da diversidade biológica, devidamente tratado, conservado e documentado, mantida por pessoa física ou jurídica de direito privado, exceto por instituições científicas, que vise à conservação ex situ ou fornecer subsídios à pesquisa científica ou atividades didáticas. Será um orquidário de 300 m2 e nele serão cultivadas apenas Orquídeas nativas/silvestres de Santa Catarina. O mesmo será inaugurado na semana do aniversário de Florianópolis (março/2014)

Também será lançado junto com a inauguração da Coleção Biológica Científica (Orquidário Amélia CirimbelliBrillinger), o Site Oficial do Atlas das Orquídeas de Santa Catarina, com o detalhamento botânico de cada Gênero e Espécie de Orquídea Natural de Santa Catarina.

Fonte: Assessoria de Informação / Fatma




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.