HISTÓRICO DE NOTÍCIAS

13/03/2014

IAP fez mais de 500 ações de prevenção a crimes ambientais

Foram abordadas 450 embarcações para orientações com relação às normas para pesca e 90 veículos para orientação quanto à importância da restinga. Os técnicos também realizaram mais de 350 vistorias técnicas.
Foto:
Harvey F. Schlenker.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) realizou durante a Operação Verão 540 ações de prevenção a infrações ao meio ambiente. Foram abordadas 450 embarcações para orientações com relação às normas para pesca e 90 veículos para orientação quanto à importância da restinga. Os técnicos também realizaram mais de 350 vistorias técnicas. Conforme balanço divulgado nesta quarta-feira (12), foram também lavrados cerca de 20 autos de advertência e mais de 70 notificações. Os autos de advertência e as notificações são instrumentos que têm como objetivo orientar as pessoas que, por desconhecimento, praticaram alguma infração ambiental passível de reversão.

Para os casos em que não é possível a reversão do impacto gerado, foram lavrados autos de infração. Ao todo foram 93 autos, 65 deles oriundos de Boletins de Ocorrência do Polícia Ambiental e 28 foram lavrados em campo. Todos os autos lavrados somam mais R$ 2 milhões. Só em dois autos de infração, por desmate para implantação de loteamentos, somaram valor de R$ 1,3 milhão.

Mais de 30 servidores do IAP participaram das ações, envolvendo fiscalização ambiental, atendimento de denúncias, monitoramento da balneabilidade, atendimento a acidentes ambientais, vistorias e outras atividades. “O objetivo foi garantir aos veranistas uma temporada tranquila com muito respeito ao meio ambiente”, afirmou o presidente do Instituto, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

A prevenção foi um dos principais focos das ações do IAP. “Nosso maior objetivo não é autuar, mas orientar a população para que as normas ambientais sejam respeitadas. Mais vale atuar na orientação da população, explicando a maneira correta, do que sair autuando todos aqueles que cometeram delito que cabe reversão e não gera passivos ambientais de grande porte”, explicou o coordenador da Operação Verão, Doraci Ramos de Oliveira.

DENÚNCIAS - Outra atividade realizada por servidores do órgão foi o atendimento de denúncias ambientais. De dezembro do ano passado até este mês de março,foram recebidas mais de mil denúncias e 75% delas já foram atendidas e respondidas pelo IAP e outros órgãos parceiros como Polícia Ambiental, Instituto das Águas, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros. A maioria das denúncias recebidas por telefone e através do link “Fale Conosco” no site do órgão.

“O atendimento feito pelo IAP foi muito elogiado pelos usuários porque recebemos reclamações e denúncias não só sobre o meio ambiente, mas de todas as áreas e na maioria dos casos retornávamos paras as pessoas dizendo o que foi feito para solucionar cada um dos problemas. Foi gratificante”, disse a técnica do IAP, Josiane Bitencourt da Conceição, que atuou como coordenadora do serviço.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná - IAP.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.