13/03/2014

Jovens de Blumenau que estão em abrigos serão qualificados

Assinatura do convênio em Blumenau foi realizada nesta quinta-feira (13).
Foto:
Heraldo Carnieri.

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) assinaram termo de cooperação que marca o início das atividades do projeto Novos Caminhos em Blumenau. O termo foi firmado na manhã desta quinta-feira (13), durante encontro no município.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, disse que a iniciativa terá grande repercussão na vida dos adolescentes que estão nos abrigos. "Estamos proporcionando essa oportunidade de se qualificarem profissionalmente. É a contribuição que a FIESC dá não só à sociedade catarinense, mas também à indústria. Vamos preparar jovens qualificados para ingressar no setor. São adolescentes em situação de risco, que não tiveram a oportunidade de conviver com sua família. Estamos dando essa capacitação e acompanharemos os jovens durante cinco anos de sua vida profissional", afirmou.

A AMC estima que nos próximos anos cerca de 600 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os abrigos no Estado. Eles serão capacitados profissionalmente de acordo com as afinidades ou aptidões pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), SENAI/SC e SESI/SC, entidades da FIESC. Os jovens que têm entre 16 e 18 anos serão encaminhados para um curso de qualificação para posteriormente ingressar nas indústrias por meio de um programa de estágio. 

"A FIESC estende sua mão e com suas entidades de ensino oferece essa oportunidade. O poder judiciário está aqui para dizer que é parceiro, sim, e está ao lado da FIESC nesta extraordinária iniciativa. Pude testemunhar evento semelhante em Chapecó, cujos frutos já são colhidos", disse o presidente do TJ/SC, Nelson Schaefer Martins.

O presidente da AMC, Sérgio Luiz Junckes, lembrou que os jovens que chegam aos abrigos já tem um histórico de sofrimento e por meio da educação eles ganham outra perspectiva de vida. "Encontramos na parceria com a FIESC uma forma de unir forças para mudar essa triste realidade. Ofertamos chances de sucesso de colocação profissional, e, acima de tudo, de dignidade e cidadania", afirmou.

Santa Catarina tem cerca de 170 abrigos que atendem crianças entre 0 a 18 anos. Atualmente, há em torno de 1,5 mil crianças e adolescentes acolhidos. Destas, 440 são adolescentes entre 16 a 18 anos. Muitos deles destituídos do poder familiar, sem chances de retorno à família ou de serem adotados, por causa da idade.

Projeto-piloto: Em agosto do ano passado foi implantado projeto-piloto em Chapecó. A primeira turma foi formada em dezembro. O grupo, integrado por 13 jovens, cursou nove módulos sobre temas como comportamento, proatividade, ética no trabalho e liderança. 

Neste ano, o projeto Novos Caminhos também será implantado em Lages, São Miguel do Oeste, Itajaí, Florianópolis, Jaraguá do Sul e Criciúma.

Como funciona: O projeto é desenvolvido em três etapas. Primeiros os jovem participam do Programa Profissional do Futuro. Trata-se de um conjunto de nove capacitações que visam à aquisição de conhecimentos, atitudes e comportamentos importantes para o exercício de qualquer profissão. Esse programa foi elaborado com base em competências consideradas importantes por diversas empresas-clientes do IEL/SC e que podem ser desenvolvidas para estagiários, estudantes e demais profissionais em início de carreira.

Na segunda fase é realizado um trabalho de identificação do nível de escolaridade dos jovens, encaminhamento para cursos de aprendizagem, qualificação ou técnico. Posteriormente, são encaminhados para a indústria. A terceira etapa é o acompanhamento dos jovens por cinco anos.

A iniciativa integra o Movimento A Indústria pela Educação. 

Fonte: Elmar Meurer e Dâmi Radin/ Assessoria de Imprensa da FIESC.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.