13/03/2014

SEDA e ApraBlu conquistam o 21º Prêmio Expressão de Ecologia 2013 na categoria Bem-Estar Animal

A SEDA-Secretaria Especial dos Direitos Animais de Porto Alegre e a ApraBlu-Associação Protetora dos animais de Blumenau conquistaram o 21º Prêmio Expressão de Ecologia 2013 na categoria Bem-Estar Animal Poder Público e ONG respectivamente.


O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Eco 92, para divulgar as ações ambientais de empresas, administrações públicas e organizações não governamentais da região Sul do Brasil.


É reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do país e ao longo destes 20 anos de realização, recebeu a inscrição de 2.160 cases das principais empresas, ONGs e prefeituras da região Sul e premiou.
Em 2013, foram inscritos 164 cases sendo 8 na categoria "Bem-Estar Animal" e foram premiadas um total de 26 ações ambientais, distribuídas entre as categorias.


De acordo com os jurados, a definição dos vencedores vem se tornando cada vez mais complexa pela relevância de todos os programas apresentados para a melhoria da qualidade de vida e minimização do passivo ambiental na Região Sul o Brasil, mas ao mesmo tempo facilitada pela qualidade, riqueza e organização dos cases e seus anexos.


Acesse
: www.expressao.com.br/ecologia


SEDA

Criada no âmbito do Município de Porto Alegre/RS em julho de 2011 pelo Prefeito José Fortunati, tem como Missão "Promover e executar políticas públicas destinadas á saúde, proteção, defesa e bem-estar animal em Porto Alegre" e a Visão de "Ser referência nacional nas políticas públicas da Saúde e Direitos Animais".


Entre a data de sua fundação e janeiro de 2014, já realizou 14.284 esterilizações, 11.953 fiscalizações, 1.464 cirurgias diversas, 6.040 atendimentos veterinários em animais de rua e de munícipes em situação de vulnerabilidade social, bem como promoveu a adoção de inúmeros outros animais socorridos e recuperados. Entre outros programas relevantes, a SEDA criou e coordena o "Grupo de Trabalho de Prevenção ao Colecionismo de Animais", o "SAVE- Sistema de Assistência Veterinária", adquiriu duas Unidades Móveis Veterinárias denominadas "Bicho Amigo I e II" e deverá iniciar breve a construção do Hospital Público Veterinário de Porto Alegre.


A visão estabelecida para a SEDA já deixou de ser prospecção, pois a Secretaria já é considerada o principal e mais completo programa público de defesa dos direitos os animais, controle da procriação indesejada e educação para a guarda responsável de animais domésticos brasileiro e vem servindo de modelo para várias outras cidades, não só do RS quanto de outros estados.


Ação do Projeto Bicho Amigo, da SEDA, no bairro Restinga de Porto Alegre.
Foto:
Guerreiro/Divulgação PMPA.


Acesse
: www2.portoalegre.rs.gov.br/seda


ApraBlu

Fundada m 1999, é uma das mais antigas, conceituadas e atuantes organizações de defesa dos direitos dos animais de Santa Catarina. Mesmo com o surgimento de outras entidades locais e a criação de um órgão municipal de bem-estar animal, a organização continua recebendo e dando encaminhamento à maioria das demandas geradas pela irresponsabilidade dos munícipes para com seus animais domésticos.


Seus programas vão desde o socorro e assistência a animais em dificuldades nas ruas ou das camadas carentes da população, combate aos maus tratos e abandono, promoção do controle populacional de cães e gatos até a educação para a guarda responsável e mudança de cultura da sociedade para com seus animais domésticos.


Atuação da ApraBlu, em Blumenau (SC). Foto: divulgação.

Acesse: www.aprablu.com.br


Fórum e Guia de Sustentabilidade
Os premiados terão seus trabalhos publicados no Guia de Sustentabilidade 2014 da Editora Expressão e serão homenageados e receberão o Troféu Onda Verde durante o Fórum de Gestão Sustentável, evento a ser realizado em julho/2014, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - Fiesc, em Florianópolis (SC), cuja programação será divulgado oportunamente pela Editora Expressão, criadora e coordenadora do Prêmio.

Fonte: Halem Guerra Nery / Instituto Ambiental Ecosul




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.