13/03/2017 SEMA/RS assina acordo de cooperação com Argentina

SEMA/RS assina acordo de cooperação com Argentina

Foto: divulgação.

A secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambientam (Fepam) Ana Pellini está acompanhando o governador José Ivo Sartori em viagem à Argentina. Em Posadas, capital da província de Misiones, será assinado nesta terça-feira (14) acordo de cooperação para intensificar as relações entre o Rio Grande do Sul e o estado argentino visando a conjugação de esforços técnicos em benefício do desenvolvimento ambiental sustentável. 

 

Pelo acordo, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Província de Misiones se comprometem a identificar áreas de cooperação mútua para a realização e aperfeiçoamento de intercâmbio de informações. Para isso, será constituído um Comitê de Governança que ficará encarregado de analisar as pautas de colaboração, sugerindo áreas para o desenvolvimento de projetos comuns e a partir daí promover intercâmbio regular de propostas relacionadas com as atividades nas quais tenham acordado prestar-se assistência recíproca.


No compromisso firmado, as partes pretendem avançar especialmente na participação da iniciativa RegionsAdapt e em fóruns internacionais sobre políticas e medidas de adaptação às mudanças climáticas; na prevenção de fenômenos hidrometeorológicos severos, com intercâmbio de informações provenientes de estações telemétricas e na colaboração mútua para a ampliação da rede de estações; bem como na definição de locais para instalação de novos radares meteorológicos e intercâmbio de dados operacionais dos mesmos. A colaboração se dará também no prognóstico e monitoramento de descargas atmosféricas na Província de Misiones. 


Está previsto ainda a apresentação e postulação conjunta perante a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) de um GeoParque Binacional entre o Parque Estadual Do Turvo e o Parque Provincial Moconá; a integração da Província de Misiones no Comitê Gestor do Parque Estadual do Turvo; a promoção de intercâmbio de protocolos de amostragem e estabelecimento de agenda com a finalidade de avançar em campanhas de monitoramento conjunto da qualidade de água e no manejo da Fauna Silvestre e de espécies melíferas silvestres nativas em seu ambiente natural; além da promoção da capacitação de educadores ambientais.

Fonte: FEPAM / SEMA.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.