13/05/2014

Criada a CCDA- Coalizão Catarinense pelos Direitos Animais

Um dos principais resultados do “1º Encontro Catarinense de ONGs. de Defesa dos Direitos Animais” realizado em Blumenau dia 05/04/2014 foi a criação da “CCDA- Coalizão Catarinense pelos Direitos Animais”.

 

A CCDA tem como objetivo reunir em um colegiado fortalecido e representativo as entidades de defesa dos direitos animais de SC, respeitando seus estatutos e programas individuais, para troca de experiências, padronização de programas, ações em bloco, socialização e agilização das ações e resultados e consultoria, planejamento e gestão nas áreas de:

 

  • - Direitos dos animais.
  • - Controle de zoonoses.
  • - Dinâmica e manejo populacional de animais domésticos.
  • - Prevenção aos maus tratos e defesa da fauna em geral.
  • - Terapias humanas com animais.
  • - Canis, abrigos e colecionismo de animais.
  • - Alternativas à Vivissecção.
  • - Animais de trabalho, produção, entretenimento e guarda.
  • - Educação ambiental humanitária (Conexão violência humanos/Animais - Guarda responsável- Respeito a todas as formas de vida)
  • - Planejamento Estratégico, Gestão e Organização Administrativa.

Entre outras.

 

A CCDA tem uma coordenação temporária de organização composta pela APRABAVE- Assoc. de Proteção aos Animais de Barra Velha, APRABLU-Assoc. de Proteção aos Animais de Blumenau, Instituto Ambiental ECOSUL de SC e ONG Hachi de Blumenau que já definiu a logomarca (vide cabeçalho) e está elaborando a relação atualizada das entidades de defesa animal estaduais, divulgando a proposta e cadastrando aquelas interessadas em participar.

 

A coordenação está compilando os demais direcionamentos e propostas do encontro de 05/04/2014 para elaboração da “Carta de Blumenau”, documento que será encaminhado aos segmentos públicos, privados e não governamentais, às ONGs. e imprensa, com as reivindicações e propostas para minimizar o impacto da irresponsabilidade da sociedade e da inoperância ou intervenção inapropriada do Poder Público no trato das questões relacionadas com o direito dos animais à proteção do homem.

 

Está também em avaliação a proposta do Ecosul de criação dentro da CCDA da “Câmara Técnica Multidisciplinar dos Direitos Animais” em caráter consultivo composta por especialistas em áreas específicas, para atuação e acompanhamento das demandas nas esferas municipais, estaduais e federais e formação de um banco de dados com “kits” básicos de documentos, pareceres, leis, manuais e cartilhas por disciplina, para dispobilização às ONGs filiadas.

 

Na condição de membro do GEDDA - Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais do MPSC, o Ecosul irá apresentar a CCDA na próxima reunião do GEDDA e propor o apoio e parceria entre ambos os colegiados naquilo que for aplicável.

Fonte: Halem Guerra Nery, Presidente do Instituto Ambiental Ecosul.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.