13/07/2017 Vídeos ensinam sustentabilidade para crianças

Vídeos ensinam sustentabilidade para crianças

Governo federal e Unesco lançam vídeos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados para o público infantil. 

Como falar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para crianças? A partir desta quinta-feira (13/07), os educadores do ensino fundamental de todo o país terão à disposição oito vídeos explicativos sobre nove dos 17 ODS. Em cada um dos vídeos, a explicação é apresentada por crianças. O material foi lançado nesta quinta-feira (13/07), em Manaus (AM), com a presença de crianças, educadores e gestores de educação.

 

Também está disponível a publicação Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Objetivos de Aprendizagem, sobre todos os ODS. A ideia é aumentar a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

 

Com a parceria dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Educação (MEC), a iniciativa foi realizada pela Representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil no contexto do marco internacional dos ODS e da Agenda da Educação 2030, compromissos assumidos pelo Brasil e por diversos outros países em 2015. 

 

TELA VERDE

 

A série de vídeos fará parte da 8ª Mostra do Circuito Tela Verde, mostra promovida pelo MMA com o objetivo de divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção audiovisual. O material também está disponibilizado nas versões em português, espanhol e inglês no canal da UNESCO no Brasil no YouTube. 

 

A ideia de identificar as metas dos ODS relacionados com a Educação Ambiental do Brasil e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) da UNESCO surgiu em 2016, quando especialistas do MMA, do MEC e da UNESCO no Brasil sentiram falta de material audiovisual para crianças de 7 a 11 anos que tratasse dos temas dos ODS. Foram, então, selecionados nove dos 17 ODS, cujas temáticas são passíveis de serem usadas na sensibilização de crianças nessa faixa etária e, ao mesmo tempo, de seus respectivos professores.

 

PUBLICAÇÃO

 

“Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Objetivos de Aprendizagem” é uma tradução de edição produzida pela UNESCO como material de apoio para os professores e gestores da educação. O objetivo é oferecer um guia para profissionais da educação sobre o uso da Educação em Desenvolvimento Sustentável na aprendizagem para os ODS e, consequentemente, contribuir para a sua realização.

 

O guia identifica objetivos de aprendizagem indicativos e sugere temas e atividades de aprendizagem para cada ODS. Ele também apresenta métodos de implementação em diferentes níveis, desde a formulação de cursos até estratégias nacionais, oferecendo orientações e sugestões de como os educadores podem  adaptar conteúdos a contextos de aprendizagem concretos. 

 

Há um crescente reconhecimento internacional da EDS como integrante de uma educação de qualidade e um elemento-chave para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de incluir questões de desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem, tais como a mudança do clima, cuidados com a saúde e a alimentação, a biodiversidade, além do desenvolvimento de uma cultura inclusiva de respeito aos direitos humanos e à diversidade. 

 

Ao discutir essas questões, os indivíduos são estimulados a ser pessoas responsáveis que, ao resolver os desafios, respeitam a diversidade cultural e contribuem para a criação de um mundo mais sustentável. 

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/13-07-17-Vídeos-ensinam-sustentabilidade.php on line 145

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/13-07-17-Vídeos-ensinam-sustentabilidade.php on line 145

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/13-07-17-Vídeos-ensinam-sustentabilidade.php on line 145