13/07/2017 Tamar estuda populações de tartarugas-verdes em SC

Tamar estuda populações de tartarugas-verdes em SC

Técnicos durante capturas intencionais de tartarugas-verdes.
Foto:
Sérgio Augusto Machado.

Além de colher dados para as ações do Centro, levantamento servirá, também, para subsidiar proposta de criação de parque municipal na região de Penha, no litoral centro-norte do estado

 

Brasília (13/07/2017) – O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Tartarugas Marinhas (Tamar), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), iniciou o levantamento populacional de tartarugas-verdes (Chelonia mydas) na praia do Cascalho, no município de Penha, em Santa Catarina. Pesquisadores do Centro, sediados na base de Florianópolis, já realizam capturas intencionais para o estudo.

A atividade visa, entre outras coisas, estimar a população de tartarugas-verdes que utilizam a região como área de alimentação, abrigo e descanso; avaliar a condição geral dos indivíduos; levantar dados sobre a dieta, fisiologia e comportamento e identificar as ameaças a que estão expostas no local.

Além disso, serão coletadas amostras biológicas dos animais para estudos genéticos, moleculares, hematológicos e bioquímicos. Todas as informações levantadas servirão como base científica para subsidiar e auxiliar na tentativa de se criar um parque municipal na região que teria o objetivo de preservar o ecossistema e biodiversidade locais.


“Este estudo será realizado ao longo de um ano, com saídas mensais à área escolhida e conta com a parceria da Fundação Pró-Tamar e Universidade do Vale do Itajaí¨, disse o analista ambiental Eron Paes e Lima, da Base do Centro Tamar ICMBio em Florianópolis.

Além de Penha, outras áreas estão sendo cogitadas para a realização do monitoramento, uma vez que concentram também um grande número de animais, com diferentes faixas de tamanho, conforme é comprovado em avistamentos e encalhes.

Cascalho é uma das 19 praias do município de Penha, localizado na região centro-norte do litoral catarinense, na bacia do Vale do Itajaí. A região tem clima úmido, com temperatura média de 35o C no verão, chegando à mínima de 8o C no inverno.

Fonte: ICMBio com informações do Tamar.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/13-07-17-tamar-estuda-populacoes-de-tartarugas-verdes-em-sc.php on line 143

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/13-07-17-tamar-estuda-populacoes-de-tartarugas-verdes-em-sc.php on line 143

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/13-07-17-tamar-estuda-populacoes-de-tartarugas-verdes-em-sc.php on line 143