14/03/2014

Programa Parque Escola conquista maior premiação ambiental da região Sul

Foto: Harvey F. Schlenker.

O Programa Parque Escola - coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) - conquistou o 21º Prêmio Expressão de Ecologia, a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil, na categoria educação ambiental.

O Programa prevê ações educativas nas unidades de conservação e em apenas dois anos de execução envolveu 34.381 mil crianças, que participaram de atividades sobre meio ambiente em parques estaduais do Paraná. Em 2013, o programa atendeu 24.381 alunos de escolas públicas e, em 2012, outros 10 mil alunos de escolas públicas. Além disso, cerca de 1,2 mil professores das redes estadual e municipal de ensino foram capacitados pelo Programa.

"Passar valores para uma criança é o maior legado que um governo pode deixar para a sociedade. Por isso, o Parque Escola, além da premiação recebida, já sente agraciado pelo bem que está fazendo a esta e às futuras gerações", disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - O Programa Parque Escola é realizado em 11 Unidades de Conservação Estaduais - Parque Estadual Rio da Onça, Floresta do Palmito, Floresta Metropolitana de Curitiba, Parque Estadual de Campinhos, Parque Estadual de Vila Velha, Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual Mata do Godoy e Parque Estadual de Amaporã, Parque Estadual de São Camilo, Parque Estadual Cabeça do Cachorro e Parque Estadual Rio Guarani.

"Este prêmio consolida ainda mais as ações do Programa Parque Escola, que é o maior programa de educação ambiental que o Paraná já teve, em benefício das crianças e da conservação da natureza”, declarou o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luis Tarcísio Mossato Pinto. "É a integração dos alunos com os parques do Estado, onde eles têm a oportunidade de brincar, aprender sobre a importância dos biomas, da fauna, da flora e das Unidades de Conservação para a região onde eles vivem e, ainda, conhecer uma das maiores diversidades biológicas do país".

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Nos treinamentos realizados pelo Programa Parque Escola para os professores são abordados temas como a educação ambiental na educação básica, a constituição dos espaços educadores sustentáveis, a Agenda 21 na escola e, ainda, o papel da universidade na formação teórico-prática de educação ambiental dos professores da Educação Básica. O curso também inclui oficinas e vivências em campo nas Unidades de Conservação.

"O Programa Parque Escola é mais uma forma de promovermos a inclusão de propostas de sustentabilidade no projeto pedagógico das escolas", explicou o coordenador de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Roberto Castella.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do IAP, Guilherme Vasconcellos, explica que o Programa Parque Escola se difere de um passeio nas Unidades de Conservação. “A metodologia e o alinhamento das ações que serão desenvolvidas pelos professores e pelos gerentes das Unidades de Conservação proporciona aos alunos uma experiência única”, afirma Guilherme. Para ele, o prêmio é o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado para aproximar a população das ações de conservação da natureza.

Já o coordenador do programa Parque Escola no IAP, Harvey Schlenker, disse que a conquista do prêmio representa o resultado do esforço de uma equipe que está comprometida com o conteúdo e a qualidade acima de tudo. "Instrumentos de educação ambiental e metodologia são fundamentais e refletem na valorização e conservação da nossa biodiversidade e das nossas áreas protegidas", ressaltou Schlenker.

O troféu Onda Verde do 21º Prêmio Expressão de Ecologia será entregue aos órgãos ambientais do Governo do Paraná durante o Fórum de Gestão Sustentável 2014. O evento será em julho, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O Guia de Sustentabilidade 2014 destacará o Programa Parque Escola.

O PRÊMIO - O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – a Eco 92. A ideia do prêmio era divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho.

Em vinte anos, o Prêmio Expressão de Ecologia registrou 2.160 cases inscritos, das principais empresas, Ongs, prefeituras e entidades da região Sul, batendo recordes de inscrições a cada ano.

O Prêmio Expressão de Ecologia tornou-se a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial, com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná - IAP.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.