14/10/2016 A sustentabilidade nas mãos do profissional de compras

A sustentabilidade nas mãos do profissional de compras

Foto: Clovis Fabiano/Fernando Manuel/Adilson Lopes.

Como convencer as empresas a ter a sustentabilidade como fator determinante para suas compras? Esse foi o tema do debate entre Ana Lucia Custodio (Ethos), Edison Silva (Leão Alimentos), Gilson Spanemberg (Apex Brasil) e Martha Verçosa (Ibecorp).

 

O painel “Cadeias de suprimentos sustentáveis: engajando os profissionais de compras” discutiu, durante a Conferencia Ethos 2016, como convencer as empresas a ter sustentabilidade, e não o preço, como fator determinante para a compra.

 

O setor de compra é aquele que detém as decisões sobre materiais e serviços que a companhia contratará. Geralmente, os fatores determinantes para uma compra/contratação de serviço é preço, qualidade e prazo. Mas um outro fator vem sendo colocado como o mais importante, por trazer benefícios a curto, médio e longo prazo, é o fator sustentabilidade.

 

“Todo sistema capitalista deve ser repensado para garantirmos o futuro das próximas gerações, afirma Martha Verçosa, presidente do Instituto Brasileiro de Estudos de Compras Corporativas e Públicas (Ibecorp). “Quando pensamos em sustentabilidade devemos ter em mente que sustentabilidade é satisfazermos nossas necessidades presente sem comprometermos as gerações futuras em satisfazer as suas necessidades”. Com essa questão em mente, deve-se ter clara a necessidade de incorporar a sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos. Incorporar a sustentabilidade nos negócios, e envolver os fornecedores nessa missão, produz resultados como diminuição dos riscos e avaliação de novas oportunidades para o negócio.

 

Para Gilson Spanemberg, assessor de Negócios Internacionais e Sustentabilidade da Apex Brasil, normas costumam ser importantes nesse primeiro momento, pois padronizam as práticas e estabelecem um parâmetro. São importantes porque muitas vezes é só através da regulamentação que as empresas percebem a necessidade de mudar suas práticas”.

Fonte: Letícia Paiva, para o Instituto Ethos.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.