15/07/2016 MMA abre curso sobre resíduos sólidos

MMA abre curso sobre resíduos sólidos

Compostagem: reciclagem de resíduos orgânicos. Foto: Fernando Angeolleto.

Novas vagas estão disponíveis a partir de hoje. Objetivo é apoiar municípios na elaboração de seus planos de gestão.

 

Devido à grande procura pela 4ª edição do curso Orientações para a Elaboração de Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o Ministério do Meio Ambiente disponibiliza nesta segunda-feira (18/07) mais 1 mil vagas. Inicialmente, as inscrições abriram na sexta-feira passada (15/07) e esgotaram no mesmo dia. No total, serão ofertadas 2 mil vagas para esta edição.

 

O curso tem 20 horas de duração e será realizado no período de 4 de agosto a 7 de setembro. O curso tem como público alvo os técnicos e gestores de municípios de pequeno porte, com população inferior a 20 mil habitantes. “No entanto, o curso também é útil para os municípios de maior porte, tendo em vista a pequena diferença entre o conteúdo do plano simplificado e o plano com conteúdo completo, conforme disposto na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010)”, afirma o analista ambiental Cássio Araújo, da gerência de Resíduos Sólidos do MMA.

 

A capacitação será realizada na modalidade a distância (EaD), sem tutoria. As inscrições podem ser realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, até 2 de agosto, dia em que a PNRS completa seis anos de existência.

 

A pesquisadora em saneamento ambiental Elaine Nolasco, professora da Universidade de Brasília (UnB), acredita que a dificuldade para introdução de políticas de manejo – como reciclagem e criação de aterros sanitários – atinge sobretudo os municípios pequenos, com até 20 mil habitantes. “Faltam recursos e contingente técnico nas pequenas prefeituras. A capacitação a distância no tema é positiva, mas é preciso mais divulgação desse instrumento, além da conscientização sobre a importância do manejo do resíduos domicilares”, afirmou.

 

CONTEÚDO

 

Durante o curso, os alunos conhecerão técnicas que permitirão desenvolver, com mais segurança, planos de gestão de resíduos sólidos. Por meio dessa iniciativa, o MMA buscou detalhar uma metodologia de fácil entendimento para municípios de pequeno porte (maioria no Brasil), baseada nos princípios, objetivos e diretrizes da Lei nº 12.305/2010. Esse ciclo de cursos tem por objetivo qualificar e alinhar os municípios brasileiros frente aos desafios da PNRS.

 

A capacitação por meio da educação a distância faz parte da estratégia do MMA de apoiar, sem o aporte de recursos financeiros, os municípios na elaboração de um dos mais importantes instrumentos da PNRS - o plano de gestão integrada de resíduos sólidos. Já foram disponibilizadas nos últimos anos cerca de 2900 vagas, sendo 2490 preenchidas em 2014.

 

Para cadastrar, consulte este tutorial


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Fonte: Marta Moraes - Ascom/MMA.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.