15/08/2014

Estação Ecológica do Caiuá é um importante ponto de conservação ambiental e de turismo no Paraná

 Foto: divulgação.

Localizada em Diamante do Norte, a Estação Ecológica do Caiuá é o maior remanescente florestal contínuo do Noroeste do Estado do Paraná. Com cerca de 1500 hectares, o local é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). 

Criada em 1994 com o principal objetivo de proteger a biodiversidade e o banco genético do Patrimônio Paranaense sob o domínio da Mata Atlântica, a Estação abriga várias espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção da região. Entre elas: Peroba, Cedro, Ipê-roxo, Ipê-tabaco, Jatobá, Jequitibá, tamanduá-mirin, Tatu-galinha, Macaco-prego, Paca, Capivara, Lontra, Gato-do-mato, Jaguatirica, Gavião-tesoura, Jacu, entre outras. 

A Unidade de Conservação também atrai diversos pesquisadores de diferentes estados, pois além da sua importância ambiental ela possui infraestrutura que contribuem para o desenvolvimento de estudos científicos ligados à área ambiental. Para isso, eles contam com alojamentos (masculino e feminino), laboratórios de fauna e flora, sala de estudos, refeitório, auditório e exposição representando a biodiversidade do local. 

O local tem como finalidade: proteger o remanescente florestal, possibilitar atividades de educação ambiental, contribuir para o equilíbrio e conservação da natureza em conjunto com o desenvolvimento sustentável, pesquisas básicas e científicas.

Por se tratar de uma Estação Ecológica, as visitas devem ser agendadas. Para mais informações acesse o site www.iap.pr.gov.br

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná - IAP.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.