16/08/2016 Fórum de Gestão Sustentável premiará logística reversa da Netzsch

Fórum de Gestão Sustentável premiará logística reversa da Netzsch

Vídeo: Projeto Sabores da Roça

Vídeo produzido em parceria com a Editora Expressão será exibido durante o Fórum de Gestão Sustentável 2016, no dia 26/8, na FIESC, quando a Netzsch receberá o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia.

Inscreva-se para participar do Fórum de Gestão Sustentável

 

Com sede no município catarinense de Pomerode, a Netzsch do Brasil atua no setor metalmecânico. É responsável pela produção e comercialização da mais completa e diversificada linha de bombas industriais. Oferece soluções customizadas em bombeamento e dosagem voltadas para as indústrias Alimentícia e Farmacêutica; Meio Ambiente e Energia; Química; Papel e Celulose e Petróleo e Gás. Suas bombas também são aplicadas para transferência dos efluentes e dosagem de produtos químicos em estações de tratamento, gerando redução no consumo e melhor qualidade da água.

 

Com sede na Alemanha, o Grupo Netzsch é líder mundial em seu segmento, possuindo filiais em 35 países. Além da unidade fabril em Pomerode, que é a maior unidade do grupo no mundo, a Netzsch possui 8 filiais próprias de vendas e serviços em diferentes estados brasileiros.

 

Com objetivo de tornar suas atividades cada vez mais sustentáveis, levando em conta a ocupação descontrolada dos resíduos sólidos em aterros industriais, a Netzsch do Brasil sempre buscou alternativas mais eficientes para o gerenciamento de resíduos. Para complementar a destinação adequada já aplicada aos cavacos gerados no seu processo produtivo, a Netzsch do Brasil criou em janeiro de 2015 um programa de Logística Reversa de Componentes de Bombas, para também fazer o recolhimento e a reciclagem de bombas sucateadas dos clientes após o término de sua vida útil.

 

Não há quantidade mínima para devolução: a partir de uma peça, o cliente já pode contatar as filiais de vendas da Netzsch ou representantes da sua região para receber as informações de como proceder à devolução. O material recebido é armazenado na Central de Cavacos, separado e classificado junto aos demais resíduos gerados na produção das bombas, tais como metais ferrosos e não ferrosos. Após a segregação, o material é encaminhado a uma fundição que beneficia as sucatas e as transforma novamente em aço para o mercado da construção civil. Somente no primeiro ano do programa, 90 toneladas de peças sucateadas foram encaminhadas para fundição e transformadas novamente em aço. Resultados expressivos que vão ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos e levaram o projeto a conquista do Prêmio Expressão de Ecologia.

 

Outras Ações Ambientais da Netzsch do Brasil

A preocupação ambiental da empresa pode ser observada em diversas outras ações e projetos. Possui Estação de Tratamento de Efluentes própria e reutiliza água da chuva coletada dos telhados da fábrica. Realiza ações para recuperação da mata ciliar do Rio Testo, com plantio de mudas de espécies nativas. Destina parte dos resíduos gerados para coprocessamento, que são reutilizados como matéria-prima na produção de cimento. Disponibiliza uma área para recebimento de óleo de cozinha e resíduos eletroeletrônicos dos colaboradores e comunidade, encaminhando os para reciclagem adequada. Somente em 2015, foram recolhidos 341 litros de óleo. Desenvolve trabalho de educação ambiental em escola de Pomerode, com reaproveitamento de pneus e garrafas PET, implementação de horta orgânica, reaproveitamento da água da chuva e construção de uma casa sustentável. Também realiza treinamentos de gestão ambiental com os colaboradores, abordando temas como reciclagem, uso consciente da água, limpeza urbana e esgotamento sanitário.

Fonte: Editora Expressão.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/16-08-16-logistica_reversa_netzsch.php on line 145

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/16-08-16-logistica_reversa_netzsch.php on line 145

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/16-08-16-logistica_reversa_netzsch.php on line 145