16/09/2013

Chefe da ONU ressalta necessidade de cooperação internacional para preservar camada de ozônio

A camada de ozônio protege os seres vivos contra os raios nocivos do sol. Foto: PNUMA

Em sua mensagem sobre o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, celebrado todo dia 16 de setembro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu que a comunidade internacional continue se esforçando para preservar a camada de ozônio e proteger o meio ambiente.

 

Ele ressaltou que o Protocolo de Montreal é um bom exemplo de como os Estados-Membros podem trabalhar para um bem comum.

 

Assinado em 16 de setembro de 1987, o Protocolo pretende proteger a camada de ozônio, tomando medidas para controlar a produção global total e consumo de substâncias que a destroem.

 

O tratado tem catalisado a inovação na indústria química e de fabricação de equipamentos para produzir sistemas de refrigeração mais eficientes em termos energéticos e ambientalmente amigáveis.

 

O Protocolo também obteve benefícios climáticos significativos. Muitas substâncias nocivas foram eliminadas, como os clorofluorcarbonos, gases de efeito estufa usados na fabricação de sprays.

 

Na mensagem, Ban chamou o protocolo de uma “história de sucesso” que serve para traçar uma nova visão para além de 2015, prazo para atingir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

 

Ele também pediu que governos, indústrias e sociedades civis se empenhem para enfrentar novos desafios ambientais.

 

A camada de ozônio é um frágil escudo de gás que protege a Terra dos raios nocivos do sol, ajudando assim a preservar a vida no planeta.

Fonte: ONU Brasil




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.