16/10/2013

IAP capacita técnicos para auxiliar produtores no Cadastro Ambiental Rural

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) promoveram terça-feira (15/10) o terceiro curso de capacitação dos servidores estaduais para análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Foto: Joana Serra / IAP

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) promoveram terça-feira (15/10) o terceiro curso de capacitação dos servidores estaduais para análise e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

O curso ensina os técnicos a fazer o novo cadastro das propriedades rurais e analisar os dados para a validação dos cadastros, de acordo com o Novo Código Florestal.

 

Serão formados 35 servidores do instituto de todas as regiões do Estado que irão esclarecer dúvidas dos proprietários rurais e atuar na validação do cadastro das propriedades. A versão online do cadastro não está finalizada pelo Governo Federal.

 

“Enquanto não podemos realizar os cadastros, aproveitamos para esclarecer dúvidas com o Ibama e Ministério do Meio Ambiente e capacitar o máximo de pessoas possível para auxiliar os proprietários rurais”, explicou a diretora de Restauração e Monitoramento da Biodiversidade do IAP, Mariese Cargnin Muchailh.

 

A meta do IAP é cadastrar mais de 532 mil propriedades no Estado e compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e combate ao desmatamento. O Paraná é o terceiro Estado do país em número de propriedades.

 

O cadastro servirá como declaração de reserva legal de áreas de preservação permanente (APP) nas propriedades rurais. “A implantação do CAR vai servir como uma base de dados para que possamos fazer a gestão ambiental e implantar políticas públicas de promoção ao desenvolvimento sustentável”, declarou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

 

A partir da data da homologação do CAR pela presidente Dilma Rousseff, o cadastro deverá ser realizado em todas as propriedades rurais em um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. “A nossa expectativa é que esse decreto seja assinado ainda neste final de ano, uma vez que todos os Estados esperam o lançamento do decreto presidencial para poder iniciar seus programas regionalizados de incentivo e adesão ao CAR”, explicou Tarcísio.

 

Aqueles que se cadastrarem no CAR terão benefícios como o acesso a crédito, prazo de até 20 anos para a readequação dos seus imóveis e outros apoios para subprogramas. No Paraná, o cadastro também vai auxiliar o Programa Bioclima com o pagamento por serviços ambientais.

 

CAR - O Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado com o Novo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012), é obrigatório e prevê o cadastramento das reservas legais e de áreas de proteção ambiental de todas as propriedades rurais do país.

 

Para auxiliar os proprietários rurais no cadastramento, o IAP está firmando parcerias com a Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento, Emater, Incra, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) e Ocepar. O objetivo das parcerias capacitar 1,5 mil técnicos na capital e no interior para auxiliar o produtor rural no cadastramento de suas propriedades.

Fonte: IAP - Instituto Ambiental do Paraná




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.