16/12/2013

Governo de SC entrega 35 veículos para os Centros de Referência de Assistência Social

Foto: Secom/divulgação

O governador de Santa Catarina Raimundo Colombo entregou 35 veículos a 35 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de 27 municípios na tarde desta segunda-feira, 16/12. A cerimônia ocorreu no Centro Administrativo em Florianópolis e contou com a presença do secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, deputados estaduais, deputados federais, prefeitos e demais autoridades.


Os veículos que custaram R$ 794,5 mil são resultado de convênio entre o Governo de Santa Catarina e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e servirão para estruturar a rede de serviços de proteção social básica. O objetivo é que sejam utilizados pelos CRAS para a busca ativa, ou seja, para que as prefeituras procurem as pessoas que estão fora de programas sociais para que possam informá-las sobre seus direitos e incluí-las. Estima-se que em Santa Catarina 28 mil famílias estejam fora de programas como o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e para deficientes.


O governador Raimundo Colombo ressaltou que os veículos representam o fortalecimento da assistência nos municípios. “A área social necessita de atenção e precisamos consolidar o apoio às prefeituras para que possamos melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à população”, reforçou.


O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, disse que os veículos contribuirão para que os municípios tenham mobilidade para incluir as pessoas nos programas sociais. “As equipes poderão ir de casa em casa para informar as pessoas sobre o direito que elas têm de acesso a programas como o Bolsa Família, do governo federal e o Santa Renda, do governo do Estado”, completou.


O vice-prefeito de Florianópolis, João Amin, representando os demais prefeitos, recebeu as chaves do veículo das mãos do governador. “Teremos reforço importante para o atendimento às pessoas que precisam ser incluídas nos programas sociais de governo”, destacou.


Os carros auxiliarão ainda os profissionais a estabelecerem equipes volantes e CRAS itinerantes para atendimento às famílias, a realização de visitas domiciliares, atividades socioeducativas, cadastramento socioeconômico, dentre outros.


O que são os CRAS
 - Os CRAS são a porta de entrada para a inclusão social. É nestes locais que as pessoas têm acesso a programas de transferência de renda como o Bolsa Família, do governo federal; Santa Renda, do governo estadual e outros programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) idoso – um salário mínimo concedido a pessoas acima de 65 anos sem condições de se sustentar e BPC do deficiente.


Em Santa Catarina, há 337 CRAS em 270 municípios e até o final de 2014 o governo construirá mais 61 destes equipamentos sociais. As obras integram as ações do Pacto pela Proteção Social com investimento previsto de R$ 23,8 milhões.

Fonte: Cláudia Marcelo de Lima / Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação - Governo SC




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.