16/12/2016 Fepam vai autuar empresa por contaminar lago Guaíba

Fepam vai autuar empresa por contaminar lago Guaíba

Foto: divulgação.

Técnicos da Divisão de Emergências Ambientais da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) vão autuar a empresa Celulose Riograndense (CMPC), localizada no município de Guaíba, por lançamento de efluente sem tratamento no lago Guaíba.

 

Ao ser comunicada do fato, a equipe de emergência da Fepam constatou no local o vazamento e as primeiras medidas emergenciais de estancamento adotadas pela própria empresa. O vazamento de licor (lixívia) ocorreu na noite de quarta-feira (14) na fonte da linha de processo da Planta 1.

 

Conforme os técnicos, o vazamento do produto ocorreu por falha no sistema de contenção, permitindo que o mesmo chegasse até a rede pluvial da empresa, passando por uma lagoa de contenção, cujo extravasamento atingiu o lago Guaíba. Os responsáveis pela empresa estimam que o volume vazado na linha de processo tenha sido de aproximadamente cem metros cúbicos (m³).

 

A Fepam exigiu que fossem realizadas ações para estancar a entrada de água na lagoa de pluviais e que fosse realizada a remoção da mistura contaminada, que estava na lagoa de recebimento dos pluviais, para a estação de tratamento de efluentes.

 

Nesta quinta e sexta-feira, os técnicos da Fepam fizeram coletas no lago de modo a verificar possíveis alterações na qualidade da água no local. Além disso, serão apuradas as causas do acidente para que possam ser exigidas da empresa medidas preventivas para evitar novos acidentes. 

Fonte: FEPAM / SEMA.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.