17/03/2015 ZEN é premiada pela Editora Expressão por iniciativa ambiental que reduz geração de resíduos e custos de produção

ZEN é premiada pela Editora Expressão por iniciativa ambiental que reduz geração de resíduos e custos de produção

Participantes do treinamento. Foto: divulgação.

A metodologia Produção + Limpa adotada pela fabricante catarinense foi uma das vencedoras do 22º Prêmio de Ecologia, maior reconhecimento ambiental do Sul do país.

 

A integração da consciência ambiental ao processo produtivo propiciou à ZEN, fabricante brasileira de impulsores de partida e líder mundial no segmento, o reconhecimento da Editora Expressão em seu 22º Prêmio de Ecologia. A empresa foi uma das vencedoras com o projeto P+L (Produção + Limpa) que aumenta a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia por meio da minimização ou reciclagem de resíduos durante a fabricação de componentes.

 

Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental da Região Sul do país, o Prêmio Expressão de Ecologia é o mais completo mapa da evolução empresarial pela busca da sustentabilidade nas duas últimas décadas. Nesta edição foram inscritas 119 iniciativas ambientais. Destas, 24 foram vencedoras.

 

O projeto P+L foi adotado em 2014 pela ZEN para atender à condicionante C da Licença Ambiental de Operação que exige a redução de resíduos sólidos contaminados e efluentes por meio de indicadores e programas ambientais.

 

“Optamos pelo programa para conciliar o atendimento de regras ambientais e também para auxiliar em nosso plano de contenção de custos e desperdícios”, diz Luiz Guilherme Baumgartner Junior, gerente de Produção da ZEN.

 

A P+L aumenta a eficiência na utilização de matérias-primas, recursos naturais e também na minimização ou reciclagem de resíduos gerados nos processos produtivos. “Este projeto nos levou em direção ao desenvolvimento econômico sustentável e competitivo”, afirma Baumgartner.

 

Além de preservar o meio ambiente, a iniciativa impactou diretamente nos custos da fabricante catarinense. A ZEN é uma das primeiras empresas de Santa Catarina a adotar a P+L. “Esta metodologia ainda é novidade na região. São poucas as empresas que se mobilizam para atuar na prevenção dos impactos ambientais. Utilizam técnicas que tratam o problema somente após ter sido gerado e não na sua prevenção”, explica Julia Graciela Batisti, analista de Qualidade e líder do Projeto P+L em 2014. 

 

Sobre a ZEN

 

A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo. Conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.  Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 15 milhões de componentes, para mais de 2.000 modelos de veículos automotores. Seu portfólio inclui polias de alternador, tensionadores, mancais de alternador, planetárias e componentes conformados a frio, como dog ring para diferencial e rodas de pulso para sistemas ABS. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa destina cerca de 7% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 1.000 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16949 e ISO 14001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

Fonte: Aline Feltrin / Printer Press Comunicação Corporativa.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.