17/06/2014

Equipe de educação ambiental promove mutirão de limpeza nas praias da Ilha do Mel

Foto: Najia Furlan/APPA.

A equipe de Educação Ambiental da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoveu uma ação de limpeza nas praias da Ilha do Mel. O trabalho foi feito em parceria com o escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com a organização não governamental Parceiros do Mar e a comunidade da Ilha. A atividade realizada no sábado (14) integra o Programa de Educação Ambiental da Appa e outras ações semelhantes estão previstas para o segundo semestre de 2014. 

Vinte e quatro voluntários que trabalharam em mutirão recolheram 

o lixo jogado ou trazido pelo mar até a areia. Foram coletados 23 sacos de 120 litros de materiais como tampas, garrafas PET, lacres, sacolas plásticas, restos de materiais de pesca e pneus, entre outros. 

A responsável pelo Programa de Educação Ambiental da Appa, Alethéa Ferreira explica que o volume recolhido foi bem maior que o esperado e que os resíduos encontrados nas praias pode ter sido produzidos pelos visitantes, pela própria comunidade e pelas embarcações, como navios ou barcos de pescadores. 

“Com esse trabalho, queremos conscientizar a todos sobre a importância da responsabilidade com o próprio lixo. Se cada um tiver consciência e der a destinação correta aos resíduos, evitamos a poluição das praias, a morte de espécies animais e outros problemas gerados”, explica, disse Alethéa. 

AÇÃO – Os voluntários foram separados em equipes para fazer a limpeza das praias nos dois lados da Ilha: Nova Brasília e Encantadas. Em Nova Brasília, a ação passou pelas praias de Brasília, Grande, Fora e Farol. Em Encantadas, a atividade foi concentrada no Mar de Fora, Gruta de Encantadas e Ponta do Gravatá. 

A comunidade local se envolveu para dar apoio aos voluntários. Participaram as pousadas Praia do Farol, Beehouse, Astral da Ilha e Grajagan Surf Resort, com o fornecimento de alimentação ao grupo. A Sanepar e Ecovia ofereceram suporte com a água, luvas e sacos de lixo. 

De acordo com Silvia Grechinski, uma das responsáveis pela ong Parceiros do Mar, esta iniciativa é fundamental para promover mais segurança e diversão no Litoral do Estado. 

Outra ação como essa está prevista para setembro de 2014, no Dia Mundial de Limpeza das Praias, com o objetivo de intensificar esta ação nas comunidades de Piaçaguera, Amparo, Eufrasina e Europinha. 

“Toda a ajuda e o envolvimento da comunidade faz a diferença no desenvolvimento e no resultado da Gestão Ambiental implantada pelos Portos do Paraná. A praia é de todos e todos devem ajudar a cuidar”, completa Cyrus Daldin, chefe do IAP no Litoral. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr n e www.pr.gov.br  

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná - IAP.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.