17/06/2014

Inaugurada a Trilha Ecológica no CETAS de Florianópolis

Evento contou com a participação da Editora Expressão, do Instituto Ambiental Ecosul, da R3 Animal e da FATMA


Dia 05 de junho de 2014, Dia do Meio Ambiente, foi inaugurada e aberta ao público a Trilha Ecológica do CETAS - Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres da Policia Ambiental, no Parque Estadual do Rio Vermelho em Florianópolis.


A trilha foi viabilizada pela FATMA - Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente de Santa Catarina e irá proporcionar a visitação, a Educação Ambiental e noções de preservação das espécies, bem-estar animal e legislação de defesa dos direitos animais aos alunos e professores da rede pública e privada de ensino fundamental estadual e à comunidade em geral.


Ao longo dos seus mil metros de extensão por um deck de madeira ladeado pela mata nativa, foram instalados recintos adequados e amplos para animais silvestres e exóticos sem condições de retornar aos seus habitats, apreendidos de criadores, caçadores e traficantes, recolhidos fora de seus locais habituais ou socorridos de acidentes.


O Instituto Ambiental Ecosul e a Editora Expressão parceiros do CETAS compareceram à inauguração, onde além do Ecosul, estavam presentes outras três organizações que já receberam o Prêmio Expressão de Ecologia: a FATMA, o próprio CETAS e a R3 Animal.


Compareceram também representantes da FATMA, do Comando da Policia Militar e da Cia. de Polícia de Proteção Ambiental de SC, de Secretarias de Estado, da Imprensa e de outros organismos públicos, privados e não governamentais, bem como dezenas de alunos e professores da rede pública de ensino fundamental catarinense.


O Sargento Marcelo Duarte, coordenador do CETAS fez o percurso e a palestra inaugural aos alunos e demais presentes, apresentando as espécies nos seus respectivos recintos, informando a origem, hábitos e as características de cada um e os motivos que os impedem de retornar à natureza, alertando para os malefícios da caça, aprisionamento e manutenção em cativeiro de animais silvestres, exóticos e outras espécies não domésticas.


Após a trilha, todos os alunos receberam um lanche e material educativo, como é praxe em todas as atividades educativas realizadas no CETAS.

 

 
Vista do deck da Trilha Ecológica.



Chegada dos alunos.

 


Chegada dos alunos.

 
Placa de fundação.

 


Presidente da FATMA rompe a corrente inaugural.

 
Inicio da caminhada pela Trilha Ecológica.

 


Diretor da Editora Expressão Rodrigo Coutinho recebe informações da Veterinária Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal, principal Ong de apoio ao CETAS no trato com os animais.

 


Sargento Marcelo Duarte, Coordenador do CETAS, presta orientações aos estudantes sobre a preservação das espécies e bem-estar dos animais.

 


Recinto dos Macacos Prego.

 


Recinto dos Saguís.

 
Recinto das Araras.

 


Recinto das tartarugas.

 
Chegada ao final da trilha.

 


Estudantes lanchando.

 



Ex-Presidente da FATMA Gean Loureiro responsável em sua gestão pela viabilidade da Trilha Ecológica discursa.

 


Sargento Marcelo Duarte do Cetas, Cristiane Kolesnikovas da R3 Animal, Rodrigo Coutinho da Editora Expressão e Halem Guerra do Instituto Ecosul.

 


Equipe Ong R3 Animal que atua em apoio e parceria ao CETAS no trato com os animais.

 


Gaiolas, armadilhas e outros utensílios utilizados para aprisionar pássaros silvestres apreendidos pela Cia. de Polícia Ambiental.

Fonte e fotos: Instituto Ambiental Ecosul.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.