17/07/2017 Sema e Fepam vão renaturalizar rio Gravataí

Sema e Fepam vão renaturalizar rio Gravataí

Foto: divulgação.

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) firmaram hoje (17) termo de cooperação com o Ministério Público Estadual visando a renaturalização do rio Gravataí através de medidas mitigadoras.  A decisão surgiu diante da necessidade de recuperação das áreas degradadas com vista à regeneração dos ecossistemas naturais.


Pelo compromisso, os órgãos ambientais vão implantar ações para a preservação e recuperação do conjunto de banhados formadores do rio, especialmente no trecho inicial, onde há mais áreas atingidas pela erosão. Esse conjunto de Banhados formam a Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande.


A iniciativa considerou ainda o compromisso dos estados e municípios com a proteção, preservação e equilíbrio do meio ambiente, preservando as florestas e combatendo a poluição. Foi destacada também a importância da conservação dos recursos hídricos para evitar e/ou minimizar cheias e reduzir as secas, em especial nas áreas densamente povoadas.


Os órgãos estaduais vão realizar estudos e procedimentos administrativos legais para a criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral com preservação e restauração do conjunto dos banhados que formam o Gravataí. Devem ainda trabalhar em conjunto com o Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica, o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental do Banhado Grade e os municípios de Gravataí e Glorinha visando a execução das ações a serem desenvolvidas.


Em sua manifestação durante a assinatura do termo, a secretária Ana Pellini destacou a importância do apoio do Ministério Público para a construção de convergências que vão levar a revitalização do Gravataí, oferecendo melhor qualidade de vida à população.


O procurador-geral de Justiça Fabiano Dallazen disse que o compromisso firmado vai permitir reparar equívocos cometidos no passado e que prejudicaram o rio.

Fonte: FEPAM / SEMA.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/17-07-17-Sema-e-Fepam-vao-renaturalizar.php on line 134

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/17-07-17-Sema-e-Fepam-vao-renaturalizar.php on line 134

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/17-07-17-Sema-e-Fepam-vao-renaturalizar.php on line 134