17/09/2013

Jovens do Programa Novos Valores recebem treinamento para falar em público

Programa prioriza o critério da menor renda per capita familiar e dá a oportunidade de aprendizado para inserção no mercado de trabalho do estudante catarinense.
Foto:
SEA/Divulgação

Além de conhecer como funciona o mundo profissional, os estagiários que atuam em órgãos do Governo do Estado têm a oportunidade de aumentar seus conhecimentos. O Programa Novos Valores, que coordena os estágios, organiza neste início de semana um curso de Oratória e Comunicação, que tem o intuito de prepará-los melhor para o contato com o público. A turma é composta por 11 jovens que atuam nas secretarias da Administração (SEA) e do Planejamento (SPG).

 

Entre esses jovens, está Roger Thomas, estudante de Arquitetura da UFSC e estagiário há três meses na Secretaria de Planejamento. “A gente aprende a articular melhor as palavras, a falar da maneira correta”, expõe o jovem. Para a estagiária Bruna Silva Fragoso, de 24 anos e estudante de Arquivologia da UFSC, o curso têm benefícios também na vida academia. “Aprendi sobre postura e como posicionar as mãos. O curso é importante para a apresentação de trabalhos de aula também”, fala a estagiária.

 

Além dos itens comentados pelos jovens, os participantes também aprendem técnicas de respiração e expressão e o cuidado com a mensagem a ser repassada. “Também ensinamos que é importante confiar em si. Ter controle de si é um primeiro passo para falar em público”, explica a pedagoga e voluntária do curso, Loiva Trombini, servidora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

 

O número de participantes é reduzido para que eles possam durante o curso colocar em prática os ensinamentos. “Cada um expressa diante de uma câmera e depois analisa em conjunto os acertos e os pontos a serem melhorados” , conta a pedagoga.

 

Novos Valores
É um programa de estágio do Governo de Santa Catarina, de responsabilidade da Gerência de Benefícios Funcionais (GEBEN), ligada a SEA. O Programa prioriza o critério da menor renda per capita familiar e dá a oportunidade de aprendizado para inserção no mercado de trabalho do estudante catarinense. Os estágios são desenvolvidos nos órgãos da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo.

 

Atualmente, o programa conta com número de 1,2 mil participantes. Desde 2007, quando o Novos Valores foi implantado, já passaram pelo programa 4,9 mil estagiários. Prestes a completar os dois anos de estágio, Lucas Leopoldino de Souza, de 22 anos e estudante de Administração da UFSC, expõe os benefícios do programa. “Foi meu primeiro contato profissional. Eu aprendi que sou capaz, que adquiri mais conhecimento e a conviver com as pessoas”, conclui.

 

Inscrição
Para a inscrição o estudante deverá ter completado 16 anos e apresentar na Secretaria ou Setor de Estágio de sua Instituição de Ensino, os seguintes documentos, devidamente fotocopiados:

 

- CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);

- RG (Carteira de Identidade);

- Comprovante de matrícula e frequência (obrigatório original);

- Comprovante de residência;

- Declaração do Imposto de Renda, do ano vigente, dos pais ou responsáveis, ou do cônjuge se o aluno for casado. Se autônomo, pensionista ou desempregado, solicitar a Declaração de Autônomo disponibilizado no site www.sed.sc.gov.br

- Última folha de pagamento dos pais, responsáveis ou cônjuge;

- Declaração médica de doença crônica na família (se houver).

Fonte: Claudia De Conto - SED / Governo de Santa Catarina




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.