17/09/2013

ONU destaca metas de desenvolvimento pós-2015

Novo presidente da Assembleia Geral, John W. Ashe, em coletiva de imprensa.
Foto:
ONU/ Eskinder Debebe

A 68ª sessão da Assembleia Geral da ONU começa nesta terça-feira (17/9) e vai procurar definir os parâmetros para a agenda de desenvolvimento pós-2015, disse a jornalistas o novo presidente do órgão, John W. Ashe, pouco antes de começar a reunião.

 

Em sua primeira entrevista coletiva no cargo, Ashe, que é de Antígua e Barbuda, disse que vai propor discussões que estimulem os 193 Estados-Membros a pensar sobre o que deve ser feito depois de 2015, quando termina o prazo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

 

Faltam menos de mil dias para acabar o prazo e a ONU está correndo atrás para que as metas estabelecidas no ano 2000 sejam cumpridas. Os ODMs se referem à redução da pobreza, educação, igualdade de gênero, saúde materna e infantil, sustentabilidade ambiental, redução de HIV/AIDS e uma parceria mundial para o desenvolvimento.

 

Para alavancar o progresso no desenvolvimento sustentável a partir de 2015, Ashe disse que vai convocar três eventos com foco nas mulheres, jovens e sociedade civil; direitos humanos e Estado de Direito; e cooperação Sul-Sul, cooperação triangular e tecnologia de informação e comunicação (TIC) para o desenvolvimento.

 

A Assembleia Geral da ONU deste ano também vai sediar três debates temáticos sobre o papel das parcerias; a contribuição das sociedades estáveis e pacíficas para o desenvolvimento; e a contribuição da água, saneamento e energia sustentável para a agenda de desenvolvimento pós- 2015.

 

Ashe também destacou que ele vai dar continuidade à reforma do Conselho de Segurança, um ponto-chave na agenda da Assembleia Geral da ONU quando ela ainda era presidida pelo sérvio Vuk Jeremic.

 

Sobre a Síria, ele disse que espera ouvir as ideias de alguns Estados-Membros e observou que toda a região do Oriente Médio deve ser um tema de discussão da reunião para as próximas semanas.

Fonte: ONU Brasil




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.