17/10/2013

Chefe da ONU pede mais investimento financeiro para combater mudanças climáticas

Foto: ONU / Mark Garten

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu esta semana à comunidade internacional que intensifique seu investimento financeiro em tecnologias, políticas e práticas que ajudem a combater as mudanças climáticas.

 

“A mudança climática é a maior ameaça ao desenvolvimento sustentável. No entanto, muitas vezes, um fato importante se perde diante do medo. Enfrentar a mudança climática é uma das nossas maiores oportunidades”, disse Ban Ki-moon na reunião anual do Clube Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento (IDFC, na sigla em inglês). “Com ações claras podemos criar empregos, melhorar a saúde pública e proteger o meio ambiente”, acrescentou.

 

Em discurso, Ban Ki-moon ressaltou o papel que a comunidade de financiamento ao desenvolvimento e o setor financeiro têm na criação de soluções para as mudanças climáticas. Por exemplo, é necessário muito capital para desenvolver infraestruturas de baixo carbono e as empresas verdes precisam de investimentos para fechar a lacuna entre projetos de baixa emissão de carbono e combustível fóssil.

 

Conforme o impacto econômico das mudanças climáticas cresce, mais precisa ser feito, disse o secretário-geral, pedindo que o IDFC se envolva ativamente na Cúpula do Clima de 2014 – que reunirá chefes de Estado, líderes globais de negócios, finanças e da sociedade civil.

 

“Nosso objetivo é mobilizar a vontade política para as negociações, oferecer novos compromissos concretos e desencadear uma corrida para o topo em ações climáticas”, explicou Ban Ki-moon. “Espero que vocês usem coletivamente a Cúpula do Clima de 2014 para atingir a meta de 100 bilhões de dólares por ano para novos compromissos de financiamento do clima.”

Fonte: ONU Brasil




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.