17/10/2013

Propostas de Criciúma e região são definidas em oficina regional de políticas públicas sobre drogas

Foto: Divulgação

Os técnicos que participaram da Oficina Regional de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas em Criciúma, no Sul do Estado, nesta quinta-feira, 17/10, definiram as propostas da Mesorregião para inclusão no Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas.

 

Dentre as proposições estão a de criar um sistema de informação interligado e de encaminhamento aos diversos setores de rede; elaborar protocolo de fluxo de atendimento; criar 0800 para orientações sobre os serviços na região; elaborar campanhas de prevenção e de divulgação dos serviços; construir e ampliar os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS); e criar e estruturar os Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comads);

 

Estas e as demais proposições serão encaminhadas ao colegiado gestor da Mesorregião de Criciúma para análise das prioridades e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado.

 

Além de Criciúma, já foram realizadas as oficinas de Florianópolis, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste e Chapecó. Faltam duas: em Joaçaba e Lages, que ocorrem até o final do ano.

 

O secretário adjunto de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Eleudemar Ferreira Rodrigues, destacou que as oficinas regionais contribuem para o alinhamento sobre os problemas enfrentados pelos municípios e para o entendimento das ações que devem ser prioritárias em cada região. “O governo do Estado está comprometido em criar o Plano de maneira integrada com todas as áreas de governo e com a sociedade”, ressaltou.

 

Como iniciou
A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, conforme decreto 991, de 25 de maio de 2012. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

 

Os detalhes sobre as oficinas regionais de políticas públicas sobre drogas e outros assuntos relacionados ao tema podem ser acessados no endereço: www.vencerasdrogas.sc.gov.br.

Fonte: Cláudia Marcelo de Lima / Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.