Os técnicos que participaram da Oficina Regional de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas em Criciúma, no Sul do Estado, nesta quinta-feira, 17/10, definiram as propostas da Mesorregião para inclusão no Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas.
Dentre as proposições estão a de criar um sistema de informação interligado e de encaminhamento aos diversos setores de rede; elaborar protocolo de fluxo de atendimento; criar 0800 para orientações sobre os serviços na região; elaborar campanhas de prevenção e de divulgação dos serviços; construir e ampliar os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS); e criar e estruturar os Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comads);
Estas e as demais proposições serão encaminhadas ao colegiado gestor da Mesorregião de Criciúma para análise das prioridades e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado.
Além de Criciúma, já foram realizadas as oficinas de Florianópolis, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste e Chapecó. Faltam duas: em Joaçaba e Lages, que ocorrem até o final do ano.
O secretário adjunto de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Eleudemar Ferreira Rodrigues, destacou que as oficinas regionais contribuem para o alinhamento sobre os problemas enfrentados pelos municípios e para o entendimento das ações que devem ser prioritárias em cada região. “O governo do Estado está comprometido em criar o Plano de maneira integrada com todas as áreas de governo e com a sociedade”, ressaltou.
Como iniciou
Os detalhes sobre as oficinas regionais de políticas públicas sobre drogas e outros assuntos relacionados ao tema podem ser acessados no endereço: www.vencerasdrogas.sc.gov.br.
Fonte: Cláudia Marcelo de Lima / Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação