18/06/2018 Florianópolis lança coleta seletiva de lixo orgânico

Florianópolis lança coleta seletiva de lixo orgânico

Foto: Adriana Baldissarelli.

Projeto piloto de coleta será implantando com colaboração comunitária e recursos federais.

 

A Prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, acaba de receber apoio nacional para melhorar a gestão de seus resíduos orgânicos. O projeto de coleta será viabilizado por acordo de cooperação financeira com o Fundo Socioambiental Caixa.

 

Serão implantados, ao mesmo tempo, sistemas de compostagem em escala domiciliar, comunitária e institucional. Haverá ações de sensibilização e capacitação, monitoramento e apoio técnico. A ideia é ajudar o município a atingir a meta de desvio do aterro sanitário de 60% dos resíduos secos e 90% dos resíduos orgânicos até 2030. De acordo com o que estabelece o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

 

Segundo a engenheira sanitarista Karina da Silva de Souza, a cidade possui milhares de iniciativas domiciliares de recuperação dos orgânicos. Há minhocários e pelo menos 30 pátios de compostagem e pontos de entrega de orgânicos institucionais e privados.

 

Em suma, “vamos desenvolver um sistema de informação que some todos esses resultados. Isso demonstrará o grau de consciência do cidadão que deixa de gerar resíduos na sua casa ou já os recicla no seu bairro”, incentiva a engenheira.

 

Serão investidos R$ 987 mil em recursos do Fundo Socioambiental da Caixa. 

 

Ações previstas no projeto:

 

– Antes de mais nada, implantação de coleta seletiva de orgânicos ponto a ponto. Serão instalados pontos de entrega voluntária de orgânicos em centros de saúde, escolas da rede municipal e outros pontos estratégicos.

 

– Aquisição de equipamentos (bombonas, balanças), ferramentas e materiais de construção civil para implantação dos pátios e de três veículos, dois utilitários e um automóvel, para a coleta dos resíduos, supervisão técnica e educação ambiental.

 

– Ampliação e melhoria dos dois pátios de compostagem operados pela Comcap e Floram, no Centro de Valorização de Resíduos (CVR), Itacorubi, e Parque do Córrego Grande.

 

– Implantação de novo pátio de compostagem no Ecoponto da Comcap no Morro das Pedras e ampliação do pátio na Base Operacional Norte.

 

– Implantação de dois novos pátios pela Floram.

 

– Fortalecimento das duas iniciativas de compostagem comunitária já existentes Revolução dos Baldinhos e Horta Pedagógica do Pacuca.

 

– Por fim, implantação de cinco novos pátios com gestão comunitária. Sendo que os novos pátios serão mapeados com lideranças comunitárias.

Fonte: Redação CicloVivo.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.