18/10/2013

Brasília recebe Congresso de Jornalismo Ambiental

 

O Centro Universitário de Brasília (UniCeub) sedia até (19/10), o 5° Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental. Com oficinas temáticas, debates e painéis, o evento reúne profissionais e estudantes de comunicação para debater o uso e a ocupação do solo no Brasil, bem como os objetivos do desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, definidos durante a Rio+20.


Realizado pela Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, o Congresso mantém a tradição de apostar na formação continuada de profissionais, como jornalistas, assessores de imprensa, professores, pesquisadores e estudantes universitários. Este ano a iniciativa conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Brasília Convention Bureau, Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Agência Nacional das Águas (ANA).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) serão tema central do evento. Um conjunto de dez metas estabelecidas no decorrer da Rio+20 para reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social, associado à proteção do meio ambiente. A discussão do assunto e a promoção das pautas ambientais entre jornalistas e estudantes, tendo em vista a qualificação e o incentivo ao debate sobre os temas nas redações é um dos objetivos primordiais do Congresso, que almeja contribuir para formar uma nova consciência socioambiental.

Com a aproximação do período de chuvas, as ocupações desordenadas e ilegais nas encostas de morros e beiras de rios também precisam estar em pauta. Com isso em mente, o 5° Congresso de Jornalismo Ambiental conta, ainda, com um espaço para o debate sobre ocupação urbana, sustentabilidade e crescimento, gestão e planejamento territorial no país, novas tecnologias, resíduos sólidos e desastres naturais. Durante o evento, um painel dedicado à Economia Verde será exposto, promovendo também uma discussão sobre o tema, hoje um dos principais assuntos em rodas de debate do mundo.

Todos os painéis terão a participação de representantes do governo, setor privado, universidades, centros de pesquisa e organizações socioambientais; com mediação de jornalistas. As oficinas temáticas oferecidas abordarão os temas Jornalismo e Ambientalismo, Gestão da Água, Cerrado, Semi-árido, Amazônia, os investimentos de capital público e o modelo de desenvolvimento nacional. Entre os palestrantes confirmados estão os jornalistas André Trigueiro e Vilmar Berna, além do professor Henrique Leff.

Para conferir a programação do evento, acesse: www.jornalismoambiental.org.br

Fonte: Comunicação ICMBio




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.