18/11/2013

ONU lança mapas interativos que ajudarão na redução da exclusão digital na Ásia e no Pacífico

Foto: UIT

A ONU lançou nesta segunda-feira (18/11) um mapa interativo dos sistemas de comunicação digital e da rede de telecomunicações pela Internet para mostrar aos decisores políticos e investidores onde estão localizadas as lacunas da exclusão digital na região da Ásia-Pacífico.


Na Ásia e no Pacífico, o que chamamos de ‘divisão digital’ é, na verdade, uma divisão de renda, uma divisão de gênero, uma divisão de educação e uma divisão do conhecimento”, disse o secretário executivo da Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para Ásia e o Pacífico (ESCAP), Noeleen Heyzer.

Os mapas interativos dos sistemas de comunicação digital e da rede de telecomunicações pela Internet da União Internacional de Telecomunicações (UIT) e da ESCAP devem desempenhar um papel importante nos esforços para levar as tecnologias de informação e comunicação e a conectividade de banda larga para todos.

A cúpula “Conecte a Ásia e o Pacífico” também está sendo realizada nesta semana na Telecom Mundial de 2013, em Bangcoc, Tailândia. Em mensagem para a cúpula, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, observou o contraste da prosperidade e do desenvolvimento entre os países de alta e baixa renda, afirmando que o aumento da conectividade pode ajudar a preencher essa lacuna. “É importante que façamos melhor uso da tecnologia para capacitar as pessoas com informação, conhecimento e meios para melhorar suas vidas.”

O secretário-geral da UIT, Hamadoun Touré, disse que os mapas não só capacitarão planejadores de rede, decisores políticos e reguladores de países em desenvolvimento, como também fornecerão uma “ferramenta poderosa” para avaliar as oportunidades do mercado.

A ESCAP informou que embora a região da Ásia-Pacífico continue superando o resto do mundo no progresso econômico, o forte crescimento do comércio e do investimento tem sido acompanhado pelo aumento das desigualdades.

Relatório mostra que Ásia e Pacífico têm as maiores taxas de crescimento das exportações e importações no mundo

De acordo com o Relatório do Investimento e do Comércio da Ásia-Pacífico de 2013, “Mudando a maré: a caminho de um comércio e um investimento inclusivo“, a Ásia e o Pacífico registraram as maiores taxas de crescimento das exportações e importações no mundo – 5,2% e 5,9%, respectivamente.

O relatório observa que, embora o crescimento contínuo do comércio e dos investimentos sejam prioridades fundamentais na região, a qualidade e os padrões de crescimento devem ser aprimorados para produzir sociedades mais inclusivas. Além disso, o relatório concluiu que os custos inaceitavelmente altos do comércio minam os benefícios para os países em desenvolvimento e menos desenvolvidos.

As principais conclusões da conferência sugerem que os governos da Ásia-Pacífico devem assumir uma liderança mais decisiva na orientação e promoção de práticas empresariais responsáveis e que isso pode ser feito através da promoção de um clima de negócios que recompensa o bom comportamento.

Fonte: ONU Brasil




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.