19/01/2017 Fepam passa a contar com drone para auxiliar em operações

Fepam passa a contar com drone para auxiliar em operações

Foto: divulgação.

A partir desta semana, os analistas da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) passam a contar com um drone para auxiliar em operações de fiscalização de atividades potencialmente poluidoras e atendimento de emergências ambientais. A nova ferramenta tecnológica possui câmera fotográfica incorporada, grava vídeos e pode realizar sobrevoos de até 120 metros de altura.
 

 

O engenheiro químico chefe da Divisão de Atendimento a Denúncias e Fiscalização de Rotina Juarez Fernando Löff explica que com o drone será possível realizar operações de fiscalização e controle de atividades de forma ágil, especialmente em terrenos de difícil acesso. Destaca ainda, que o equipamento fornecerá informações precisas sobre as áreas vistoriadas, proporcionando melhor atuação na busca da qualidade ambiental do Estado e do cumprimento da legislação.


 

O drone também será utilizado pela Divisão de Emergências Ambientais. O equipamento poderá auxiliar na obtenção de informações de acidentes em locais de difícil acesso, como a queda de um caminhão em um barranco com o derramamento de combustível e risco de prejuízos ambientais. Ou ainda quando houver mortandade de peixes, conforme relata o assessor da diretoria técnica e plantonista da Divisão de Emergências Ambientais André Milanez.


 

O equipamento foi doado à Fepam pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público Estadual (MPE).

 

 

Drone

A palavra drone vem do inglês e significa "zangão". O drone é um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) conhecido também como Veículo Aéreo Remotamente Pilotado (VARP). Ou ainda, o drone é qualquer tipo de aeronave que não precisa de um piloto embarcado para guiá-lo.

Fonte: FEPAM / SEMA.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.