HISTÓRICO DE NOTÍCIAS

19/03/2014

Agência da ONU lança sistema que permite monitorar ocupação da superfície do solo do planeta

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAOlançou esta semana uma nova base de dados que une sob uma única plataforma informações sobre a cobertura do solo – o quanto de terra é coberto por plantações, árvores, florestas ou solo virgem – crucial para estabelecer uma compreensão global abrangente das características físicas da superfície do planeta.

 

“Uma compreensão abrangente da cobertura do solo do nosso planeta é essencial para promover uma gestão sustentável dos recursos da terra – incluindo a produção agrícola para alimentar a crescente população mundial – que utiliza de maneira eficiente os escassos recursos naturais e ainda protege o meio ambiente”, disse o líder do projeto da FAO, John Latham.

 

Alguns do aplicativos do novo sistema “GLC-share database” incluem o monitoramento de tendências globais de cobertura do solo para variadas possibilidades de utilização do solo, a avaliação do impacto das mudanças climáticas na produção de alimentos e o planejamento do uso da terra.

 

“[Esse novo sistema] será uma ferramenta valiosa para avaliar a sustentabilidade da agricultura, e para apoiar evidências com base no desenvolvimento sustentável rural e da política de uso do solo, contribuindo para a redução da pobreza, permitindo sistemas agrícolas e alimentares inclusivos e eficientes e aumentando a resistência dos meios de subsistência”, disse Latham.

 

“O ‘GLC-Share database’ também nos ajudará a entender como as mudanças climáticas e a variabilidade climática estão impactando os recursos naturais fundamentais, bem como a produção de alimentos”, acrescentou.

 

Acesse em www.glcn.org/databases/lc_glcshare_en.jsp

Fonte: ONU Brasil.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.