19/08/2013

GEDDA recebe Prêmio Expressão de Ecologia

Representando o Ministério Público de Santa Catarina, Lio Marcos Marin, Procurador Geral de Justiça, e Luciano Trierweiller, Assessor do Procurador Geral, recebem Troféu Onda Verde de Rodrigo Coutinho, coordenador executivo da Editora Expressão
Foto: Edson Junkes

O Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA), criado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), recebeu o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Bem-Estar Animal - Setor Público. O Prêmio foi recebido pelo Procurador-Geral de Justiça, Lio Marcos Marin no dia 16 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, onde também estiveram presentes alguns membros do GEDDA.

 

O GEDDA, escolhido para ser premiado no 20º Prêmio Expressão de Ecologia, tem como objetivo fixar metas e ações, com o apoio de entidade afins, para a melhor identificação das prioridades institucionais à mais efetiva defesa dos direitos dos animais. O Grupo promove o fortalecimento, a capacitação, o aperfeiçoamento e a melhoria na atuação legal e institucional dos segmentos membros do colegiado.

 

Para o Procurador-Geral, o Prêmio incentiva o Ministério Público a ampliar o investimento em ações preventivas. "O GEDDA surgiu para atuar numa área em que há muita demanda de ações e grande envolvimento da sociedade¿, explica.

 

Criado pelo Ato n. 863/2011/PGJ, o GEDDA iniciou as atividades em janeiro de 2012. Seu objetivo é o combate ao tráfico e ao comércio ilegal de animais da fauna catarinense, muitos deles ameaçados de extinção, e o planejamento de estratégias de defesa dos animais domésticos, silvestres, exóticos e de saúde pública.

 

O Grupo também dá suporte técnico e jurídico às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e às entidades que atuam no setor. O GEDDA estimula, ainda, o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental voltados para a população e para autoridades em geral e busca ampliar o estudo da Lei n. 9.605/1998, que trata sobre medidas punitivas para quem fere o direito dos animais.

 

O Prêmio
Certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul do Brasil, o Prêmio Expressão de Ecologia completou 20 anos em 2012. Criado na sequência da Conferência da ONU para o Meio Ambiente, a Rio 92, o Prêmio Expressão registra a trajetória da consciência ambiental empresarial e institucional da região Sul do Brasil. 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.