HISTÓRICO DE NOTÍCIAS

19/12/2017 Comissão Nacional dos ODS lança Plano de Ação

Comissão Nacional dos ODS lança Plano de Ação

 

A Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), instância colegiada formada por representantes do governo e da sociedade civil, termina o ano com seu Plano de Ação aprovado. De acordo com a Secretaria de Governo da Presidência da República, o objetivo agora é executá-lo da melhor forma possível, segundo os resultados e produtos propostos no documento e dentro dos prazos previstos.

 

O próximo passo é a realização de um evento, na segunda quinzena de janeiro de 2018, para difundir o Plano de Ação. Na oportunidade, será lançado o Prêmio ODS Brasil e instalada a primeira Câmara Temática da CNODS, a de "Parcerias e Meios de Implementação".

 

O Plano tem por objetivo contribuir com a implementação dos ODS em todo o território nacional, disseminar a Agenda 2030 e aprimorar as políticas públicas que ajudem o Brasil a alcançar as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Em linhas gerais, traça um roteiro de prioridades estabelecidas pela Comissão, até 2019, para apoiar a implementação dos ODS por meio de cinco eixos estratégicos: um transversal, de Gestão e Governança da Comissão, e outros quatro finalísticos: de Disseminação; Internalização, Interiorização e Acompanhamento e Monitoramento da Agenda 2030.

 

Acesse o Plano de Ação

 

AGENDA 2030

 

A publicação do Decreto Presidencial 8.892, firmado em outubro de 2016, estabeleceu uma instância de governança nacional para o processo de implantação da Agenda 2030 no país, criando a Comissão Nacional para os ODS. É uma instância de natureza consultiva e paritária, cuja finalidade é internalizar, difundir e dar transparência às ações relativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

A Agenda 2030 é fruto do consenso entre 193 países membros da ONU e reúne contribuições do diálogo entre governos e sociedade civil, construídos desde a Rio+20, realizada em 2012 no Rio de Janeiro, que resultou na inserção de novas temáticas ao desenvolvimento sustentável, tais como: indústria, inovação, infraestrutura, trabalho, crescimento econômico, paz e justiça, mudança do clima.

 

No Brasil, representa uma oportunidade para o aperfeiçoamento da gestão pública e a aplicação de políticas que consolidem avanços sociais e a recuperação econômica do país. É também uma oportunidade de convergência dos esforços do governo e da sociedade civil para o planejamento do desenvolvimento, combater de forma coordenada a pobreza e a fome no país, lutar contra as desigualdades, combater os efeitos da mudança do clima e promover o crescimento econômico inclusivo.

 

Até 2030,o Brasil se comprometeu a alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas, que vão ao encontro do desafio brasileiro de construir uma sociedade mais justa, próspera e solidária.

 

INFORMAÇÕES AMBIENTAIS

 

No âmbito do Ministério do Meio Ambiente, a página Informações Ambientais ODS/MMA reúne conteúdo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, relacionando-os com o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 da pasta.

 

Na página é possível acessar relatórios, publicações, legislação e outras informações sobre o tema. A consulta pode ser realizada por secretaria e por unidade vinculada ao Ministério (Ibama, ICMBio, Serviço Florestal Brasileiro, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Agência Nacional de Águas).

Fonte: Ministério do Meio Ambiente - Assessoria de Comunicação Social.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.