20/01/2014

Protocolo da ONU para eliminação do comércio ilícito de tabaco recebe primeira ratificação

Plantação de tabaco. Foto: ONU//Karen Kerschen

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) comemorou nesta quinta-feira (16/01) a ratificação do Protocolo para a Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco realizada pela Nicarágua, primeiro país do mundo a ratificar o documento.


O Protocolo, que já foi assinado por outros cinco países do continente americano (Colômbia, Costa Rica, Equador, Panamá e Uruguai), busca eliminar desde a fabricação ilegal ao contrabando de produtos de tabaco, como parte da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS, sendo o primeiro tratado internacional de saúde pública. Para que entre em vigor como lei internacional, é preciso que 40 Estados o ratifiquem.

No continente americano, segundo dados da OMS, 16% das mortes de pessoas com 30 anos ou mais são atribuídas ao tabaco. A região, junto com a Europa, apresenta a porcentagem mais alta, acima da média global de 12%.

"Esperamos que esta ação da Nicarágua estimule outros países a ratificarem este protocolo para que, assim, ele possa entrar em vigor", afirmou a diretora da OPAS/OMS, Carissa F. Etienne.

Fonte: ONU Brasil




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.