20/01/2015 Parque Estadual preserva grutas na região metropolitana de Curitiba

Parque Estadual preserva grutas na região metropolitana de Curitiba

Foto: Joana Serra/IAP.

Com uma área de aproximadamente 337 hectares, o Parque Estadual de Campinhos preserva importantes remanescentes da biodiversidade local e grutas. A Unidade de Conservação, mantida e gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), fica nos municípios de Tunas do Paraná e Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba.

 

A Unidade de Conservação foi criada em 1960 e preserva remanescente de Floresta das Araucárias. O local também protege as Grutas do Conjunto “Jesuítas/Fada”, que representam monumentos naturais de maior importância do patrimônio espeleológico (estudo de cavernas e grutas) paranaense.

 

O local apresenta um relevo montanhoso constituído por rochas do Grupo Açungui com alta concentração de cavernas e feições de relevo calcário. A flora e fauna do parque se destacam por algumas espécies como: imbuia, pinheiro-do-paraná, gralha azul, serelepe e algumas espécies em extinção como gato-do-mato.

 

ATIVIDADES - O parque oferece atividades de educação ambiental e trilhas. A Trilha da Floresta possui aproximadamente 900 metros de extensão em meio a mata nativa e a Trilha da Gruta dos Jesuítas. Essa é a 5ª maior Gruta do Estado e com citações bibliográficas que datam o século XIX.

 

SERVIÇO - Situado a 63 km de Curitiba e a 8 km de Tunas do Paraná, o acesso principal do Parque é pela Rodovia Federal BR-476.

 

O local fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. As visitações à gruta são realizadas somente até as 14h30.

 

Grupos organizados precisam agendar horário com antecedência. O contato do parque é: ise@iap.pr.gov.br.

Fonte: Instituto Ambiental do Paraná - IAP.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.