20/03/2014

Perini Business Park inaugura auditório de educação ambiental e assina convênio de conservação do Bugio-ruivo

Detentor de 600 mil m² de área de preservação permanente da Mata Atlântica, o Condomínio promove lançamento duplo no Dia Mundial da Floresta: inaugura auditório de educação ambiental e lança o Programa de Conservação do Bugio-ruivo

 

Com uma visão sustentável na qual a atividade industrial e a preservação ambiental caminham em paralelo, o Perini Business Park inaugura no dia 21 de março, às 10h30, o Auditório do Núcleo de Educação Ambiental Fabio Perini (NEA). Na ocasião, também será lançado o Programa de Conservação do Bugio-ruivo, que visa promover a conservação da espécie, em parceria com o Projeto Bugio da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. O evento será realizado no novo auditório, que passará a ser a sede das atividades do NEA.

 

O auditório, modernamente equipado, tem capacidade para 50 lugares sentados. O plano da administração condominial é utilizar a estrutura para receber os estudantes, pesquisadores, colaboradores das empresas e outros grupos que visitam as trilhas do NEA (inauguradas em 2012) interessados em uma vivência na mata nativa preservada do condomínio. Atualmente, o Perini recebe cerca de três turmas de estudantes por mês, que passam um período no parque, visitando as trilhas e recebendo informações sobre preservação ambiental, além de diversas instituições de pesquisa e colaboradores das empresas do parque. Em 2013, mais de mil visitantes foram atendidos.

 

Segundo Leticia P. Lunardi, engenheira ambiental do Perini Business Park, o projeto do Auditório do NEA foi vislumbrado de forma a se integrar a área de mata nativa de entorno e teve adaptações visando a utilização de algumas práticas aplicadas em construções sustentáveis. Ela cita algumas, como captação e aproveitamento de água da chuva, utilização de madeira de reflorestamento (pinus autoclavado), calçadas e estacionamentos permeáveis, parede vertical com plantas perenes, propiciando conforto térmico, jardim de convivência com árvores nativas, tratamento adequado de efluentes, coleta seletiva, utilização de lâmpadas de baixo consumo e torneiras econômicas, entre outros.

 

Já o Programa de Conservação do Bugio-ruivo no Condomínio Perini Business Park tem como objetivo aumentar o conhecimento e a proteção das populações de Bugios-ruivos na região norte catarinense por meio de ações de manejo, pesquisa, treinamento, educação para conservação e recuperação florestal. O programa é fruto de um contrato de cooperação técnico-científica assinado entre o Perini e o Projeto Bugio da Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. “Nesta área de Mata Atlântica encontram-se animais vulneráveis de acordo com a lista vermelha do estado de Santa Catarina, por isso constatamos a necessidade do desenvolvimento de um programa de monitoramento dos mesmos”, explica Letícia.

 

O Programa de Conservação do Bugio-ruivo terá duração inicial de cinco anos, prevista em contrato, e vai contemplar o trabalho em horário comercial de uma médica veterinária e um auxiliar. Também será construído um Centro de Reabilitação de Animais Silvestre (CRAS) na própria empresa, devidamente registrado conforme instrução normativa pertinente, seguindo também todas as diretrizes do IBAMA. Este CRAS servirá para apoio e suporte da espécie em estudo.

 

Sobre o NEA

O Núcleo de Educação Ambiental Fabio Perini (NEA) contribui para o manejo adequado da APP do condomínio e foi criado com a proposta de disseminar o conhecimento sobre o meio ambiente, promovendo a pesquisa da fauna e flora da Mata Atlântica e proporcionando maior contato das pessoas com a natureza. Assim, foram criadas duas trilhas interpretativas, resultado da primeira ação do Núcleo para a comunidade: do Gato-do-Mato e do Bacupari. Ao todo são 980 metros de um verdejante passeio em meio a uma área de 34 mil m² de mata nativa que contempla diversas espécies de árvores e animais típicos da região, como os macacos da espécie Bugio-ruivo, o tamanduá-mirim e o tucano-de-bico-verde.

 

Como visitar o local

Coordenada pela Administração Condominial do Perini, a visitação às trilhas é limitada e acompanhada por uma educadora ambiental. Por isso, quem deseja conhecer o local deve reunir um grupo de 15 a 30 pessoas e requerer autorização. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (47) 3028-8606 ou e-mail nea@perinibusinesspark.com.br.

 

O Bugio-ruivo

A espécie Alouatta clamitans, pertencente à família Atelidae, é conhecida popularmente como Bugio-ruivo, Barbado ou Guariba. Os bugios são um dos maiores primatas das Américas com peso corporal médio entre 5 e 12kg. Atingem a maturidade sexual por volta dos 3-4 anos (fêmeas) e 5 anos (machos) e a longevidade da espécie é de 15-20 anos. Vivem em grupos de 5 a 11 indivíduos e se alimentam de folhas e frutos. No Brasil esses primatas estão distribuídos no Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os Bugios-ruivos prestam serviços ecológicos importantes como à dispersão de sementes de plantas nativas e polinização.


SERVIÇO:

O quê: Inauguração do Auditório do Núcleo de Educação Ambiental Fabio Perini e lançamento do Programa de Conservação do Bugio-ruivo em parceria com a Furb
Quando: 21 de março, sexta-feira, às 10h30, seguido de brunch
Onde: Auditório do NEA – Perini Business Park
Rua Dona Francisca, 8.300 – Distrito Industrial



Auditório do Núcleo de Educação Ambiental Fabio Perini

* Também tenho fotos do macaco Bugio-ruivo. Favor solicitar via e-mail.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Perini Business Park/ EDM Logos.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.