20/06/2016 Ministro fortalecerá economia limpa

Ministro fortalecerá economia limpa

Sarney Filho: políticas ambientais efetivas. Foto: Ascom/MMA.

Sarney Filho afirmou, nesta segunda-feira, que políticas ambientais não podem ser vistas como entraves ao crescimento econômico.

 

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, defendeu a urgência de garantir uma economia de baixo carbono no país. A declaração foi dada nesta segunda-feira (20/06) na abertura do Fórum Economia Limpa, realizado pela Folha de S.Paulo e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas).

 

Sarney Filho destacou a necessidade de aliar medidas de conservação ao desenvolvimento econômico brasileiro. “Não há outro modo de enfrentarmos esses problemas senão falando de economia”, ressaltou o ministro. Ele foi enfático ao afirmar que as políticas ambientais não podem ser vistas como entraves ao crescimento econômico. “Se bem aplicadas, terão efeitos positivos para a economia”, acrescentou Sarney Filho.

 

A aprovação do requerimento de urgência para a ratificação do Acordo de Paris também foi comemorada pelo ministro. Na semana passada, a Câmara dos Deputados aceitou processo que dará mais rapidez à validação nacional do pacto mundial para frear as emissões de carbono. “A mitigação das causas e a adaptação aos impactos adversos da mudança do clima precisam adquirir centralidade nas políticas públicas brasileiras”, explicou.

 

LICENCIAMENTO

 

O empenho de Sarney Filho em fortalecer o licenciamento ambiental também integrou a pauta do evento. O ministro declarou que trabalhará para agilizar e desburocratizar o processo e, ao mesmo tempo, impedir qualquer enfraquecimento das condicionantes exigidas para a concessão de autorização de obras no país.

 

O objetivo é dar maior celeridade aos trâmites sem enfraquecer as regras. “Minha prioridade à frente do Ministério do Meio Ambiente (MMA) é não permitir retrocessos”, afirmou o ministro. “Há espaço para aprimoramentos e ajustes, como no caso das regras operacionais de licenciamento ambiental e das metas climáticas, mas em linhas gerais caminhamos no rumo certo para colocar a produção e a geração de riqueza do mesmo lado da defesa do meio ambiente.”

 

Leia a íntegra da palestra do ministro no Fórum Economia Limpa

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227

Fonte: Lucas Tolentino - Ministério do Meio Ambiente.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/20-06-16-Ministro-fortalecera-economia-limpa.php on line 140

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/20-06-16-Ministro-fortalecera-economia-limpa.php on line 140

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/20-06-16-Ministro-fortalecera-economia-limpa.php on line 140