20/07/2016 Coamo: agroindústria sustentável supera a crise

Coamo: agroindústria sustentável supera a crise

Com o Projeto Sustentabilidade na Manutenção de Veículos, a Coamo receberá o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia, durante o Fórum de Gestão Sustentável, no dia 26/8, na FIESC. Foto: divulgação.

Na contramão da crise econômica que assola o país, as bem organizadas cooperativas agroindustriais diversificaram e qualificaram seus produtos. Com o dólar em alta, o cenário favorece a exportação e garante a estabilidade econômica do sistema cooperativista, que registra recordes de faturamento nos últimos anos. Esse é o caso da Coamo Agroindustrial Cooperativa, localizada em Campo Mourão, na região Centro- -Oeste do Paraná, que tem na soja sua principal matéria-prima, seguido pelo milho, trigo, café e outros.

 

Maior empresa do segmento no Brasil, a Coamo foi fundada em 28 de novembro de 1970 por 79 agricultores para promover o desenvolvimento econômico e social de suas atividades. Hoje essa é a realidade de 28 mil associados, que congregam, junto com seus familiares, mais de 100 mil pessoas em torno do movimento cooperativista.

 

“Em 2015, a Coamo teve o melhor faturamento e a melhor safra”, revela Jose Aroldo Galassini, presidente da cooperativa, que registrou receitas globais de mais de R$ 10,6 bilhões, impulsionadas pela alta do dólar. “A perspectiva de crescimento das cooperativas neste ano é de 10 a 13%”, acrescenta Galassini, comemorando os ótimos resultados e também o mais novo empreendimento da cooperativa, o moinho de trigo, inaugurado em 2015, com processamento de 500 toneladas por dia, para atender a crescente demanda do setor de alimentos industrializados.

 

Projetos ambientais premiados

A cooperativa paranaense também é destaque em preservação ambiental e conquistou as últimas duas edições do Prêmio Expressão de Ecologia. Na edição anterior, a Coamo levou o Troféu Onda Verde com um projeto que transforma o insumo do processo de produção de óleo vegetal em tijolos de argila.

 

Nesta edição do Prêmio Expressão, o Projeto Sustentabilidade na Manutenção de Veículos foi escolhido pelos jurados devido aos expressivos resultados. Economia anual de R$ 10 milhões e redução de 300 mil litros de água consumida no momento de maior escassez dos recursos hídricos do país.

 

O projeto reutiliza água da chuva através de um sistema de cisternas integrado a uma moderna estação de tratamento e também aproveita a energia solar para o aquecimento da água, que facilita a remoção da sujeira da frota de caminhões da cooperativa. Orientação aos associados Com o objetivo de garantir o equilíbrio entre a produção agropecuária e o meio ambiente, a Coamo tem se destacado na orientação de práticas de atividades sustentáveis aos seus associados, sendo que mais de 70% são constituídos de pequenos produtores rurais.

 

A cooperativa realiza campanhas de educação ambiental, que também abrangem familiares e colaboradores, além da intensiva orientação técnica promovida pelos mais de 280 profissionais em ciências agrárias. Eles orientam os associados para o desenvolvimento de uma produção agropecuária sustentável, preservando o meio ambiente e promovendo a racionalização do uso dos recursos naturais, mediante a adoção de técnicas como o plantio direto, adubação verde, rotação de culturas, manejo integrado do solo e da água, recuperação de matas ciliares, integração lavoura pecuária e agricultura de precisão.

 

Os associados também contam com programas, cursos e eventos que buscam colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional de toda comunidade. São disponibilizados cursos de promoção social, dias de campo, treinamentos e atividades esportivas, além de eventos técnicos agronômicos e veterinários.

Fonte: Editora Expressão, com informações da Coamo.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/20-07-16-coamo-sustentavel.php on line 142

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/20-07-16-coamo-sustentavel.php on line 142

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/20-07-16-coamo-sustentavel.php on line 142