20/08/2013

Unimed Londrina é líder da Região Sul na 9ª Pesquisa de Gestão Sustentável

Doutora Rosane do Carmo Frecceiro, conselheira vogal e coordenadora de responsabilidade social da Unimed Curitiba, representando a Unimed Londrina, rereceu certrificado de sustentabilidade de David Boal Júnior, chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA/PR). A cerimônia de premiação aconteceu na Fiesc, em Florianópolis, no dia 16/8, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2013.
Foto: Edson Junkes

Pelo segundo ano consecutivo, a Unimed Londrina conquista o primeiro lugar na Pesquisa de Gestão Sustentável. A pesquisa compõe o Guia de Sustentabilidade, publicação de maior renome em práticas de gestão sustentável e responsabilidade social do Sul do Brasil. A 9ª edição da pesquisa contou com a participação de 93 empresas de diversos setores (indústria, serviços, saúde, energia, comunicações, cooperativas e organizações sem fins lucrativos) e novamente reconheceu a Unimed Londrina como destaque no ranking e referência em ações de responsabilidade social. 

A pesquisa é realizada por meio do preenchimento de um questionário no site da Aequo Soluções em Sustentabilidade, consultoria renomada e responsável pela aplicação e processamento dos dados, que posteriormente são publicados no Guia de Sustentabilidade, da Editora Expressão. O questionário abrange os sete temas centrais da NBR ISO 26000, a primeira norma desenvolvida mundialmente e elaborada por especialistas de 90 países, que oferece uma visão global sobre o tema. É uma valiosa ferramenta para as empresas diagnosticarem seu estágio de responsabilidade social. Em todos os sete temas, a média da Unimed Londrina foi superior à média geral e à média das empresas do mesmo setor (Saúde). Neste último quesito, outras 18 singulares da Unimed no Paraná também participaram da pesquisa. 


Além disso, a pesquisa também aborda as quatro perspectivas do Balanced Scorecard – BSC: “Financeira”, “Cliente”, “Processos Internos” e “Aprendizado e Crescimento”. O BSC é um conjunto de indicadores que proporciona rápida e abrangente visão do desempenho empresarial sob diferentes perspectivas, neste caso sob a perspectiva da responsabilidade social. 

De acordo com a especialista em Responsabilidade Social da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, o que chamou a atenção da consultoria foi o fato de a gestão da Cooperativa ser realizada por meio de diversas parcerias, altamente alinhada aos princípios de Responsabilidade Social e sem a aplicação de altos investimentos. Ela ainda destaca algumas conquistas e projetos realizados no ano passado. “Em 2012, tivemos vários pontos positivos, como a classificação entre as 150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar, da Revista Exame, a abrangência mais ampla nos projetos ambientais, como o Teatro Ambiental, a aprovação do Instituto e a realização de encontros com os públicos de prestadores e fornecedores”, enumera. 

No entanto, Piojetti considera a conquista da liderança na Pesquisa de Sustentabilidade o resultado da consolidação de um trabalho desenvolvido durante anos e avalia a importância da pesquisa. “Apesar de o diagnóstico ser novamente favorável, este resultado é muito importante como devolutiva, pois demonstra em quais pontos ainda precisamos melhorar”, explica. 

Premiação 
Devido ao seu excelente desempenho na pesquisa, a Unimed Londrina recebeu o certificado de sustentabilidade no Fórum de Gestão Sustentável 2013, que foi realizado no dia 16 de agosto, na sede da Fiesc, em Florianópolis. A cerimônia agrega apresentação de cases com a premiação aos destaques da 9ª Pesquisa de Gestão Sustentável e aos vencedores do 20º Prêmio Expressão de Ecologia. 

 

Veja o informe da Unimed Londrina no Guia de Sustentabilidade 2013

Fonte: Unimed Londrina




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.