20/09/2013

Sesi PR inaugura Indústria do Conhecimento em Santo Antônio do Sudoeste

Centro multimídia foi instalado em parceria com a prefeitura e vai beneficiar trabalhadores da indústria, estudantes e a comunidade do município. Foto: divulgação

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo, inaugurou nesta sexta-feira (20/9), em Santo Antônio do Sudoeste, mais uma unidade do centro multimídia Sesi Indústria do Conhecimento. O espaço, instalado em parceria com a prefeitura do município, vai disponibilizar para trabalhadores da indústria e a comunidade em geral 1.300 livros e mais de 10 mil títulos em mídia eletrônica, além de computadores com acesso à internet.

 

Confira a galeria de fotos

 

Esta é a 34ª Indústria do Conhecimento inaugurada no Paraná, do total de 50 que serão implantadas no Estado. Em cada unidade, o Sesi investe até R$ 287 mil para a construção do módulo e aquisição do acervo bibliográfico e computadores. Os espaços são erguidos em parcerias com prefeituras ou indústrias, que doam o terreno e ficam responsáveis pela administração e manutenção do centro multimídia. Em Santo Antônio do Sudoeste, a unidade está instalada na Rua Pedro Pereira de Sá, 868, próximo ao Fórum, no Centro.

 

Na inauguração, Campagnolo destacou a oportunidade de acesso à informação oferecido pela Indústria do Conhecimento. “Esta é uma estrutura voltada principalmente para trabalhadores da indústria e seus dependentes, mas certamente deve ser utilizada por toda a comunidade como um local onde as pessoas podem buscar conhecimento”, disse.

 

A instalação do centro em multimídia em Santo Antônio do Sudoeste, município da área de fronteira entre o Paraná e a Argentina, é mais uma ação do processo de interiorização das atividades do Sistema Fiep, segundo Campagnolo. “Desde o início da implantação das Indústrias do Conhecimento, o Sesi percebeu quer era necessário atingir municípios de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e colaborar com o desenvolvimento local. É o que acontece aqui em Santo Antônio do Sudoeste, que está em uma região que tem dificuldades de atrair novos investimentos”, afirmou, ressaltando, porém, a força empreendedora de muitas indústrias já instaladas na região.

 

O vice-prefeito do município, Valdir Oldra, destacou a importância do setor industrial para a economia de Santo Antônio do Sudoeste. Segundo ele, cerca de 2 mil pessoas trabalham em indústrias do setor de confecções na cidade. Na opinião de Oldra, a instalação da Indústria do Conhecimento é mais um instrumento para levar capacitação a esses trabalhadores. “Um município não se faz só com obras, mas também com conhecimento. É importante que a comunidade em geral e especialmente nossos trabalhadores tenham cada vez mais acesso ao conhecimento, para que possam crescer como pessoas e, quem sabe, transformarem-se em empreendedores e gerarem mais empregos no futuro”, declarou.

 

A secretária municipal da Educação, Giovana Schmitzhaus, afirmou que a intenção da prefeitura é utilizar a Indústria do Conhecimento como mais um espaço de difusão cultural e do conhecimento para a população. “Queremos desenvolver aqui muitos projetos, inclusive com a realização de seminários e capacitações para a comunidade, para nossos professores e para os aproximadamente 2,3 mil alunos da rede de ensino”, afirmou, destacando ainda que o centro multimídia também possibilita inclusão digital, já que conta com computadores conectados à internet.

Fonte: Agência de Notícias do Sistema FIEP




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.