21/05/2014

Novo Portal ODM será lançado nesta quinta-feira (22) durante Arena da Participação Social em Brasília

A nova versão do Portal ODM será lançada durante a Arena da Participação Social, nesta quinta-feira, dia 22 de maio, às 13h. O Portal foi elaborado pelo Observatório de Indicadores de Sustentabilidade (ORBIS), do SESI-Paraná, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria Geral da Presidência da República e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), e registra atualmente 2 milhões de acessos espontâneos.

 

“O Portal é uma ferramenta de consulta desenvolvida para monitorar a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos estados e municípios brasileiros. Nesta nova versão, o usuário encontrará indicadores sociais, econômicos e ambientais de 26 estados, do Distrito Federal, e dos 5.565 municípios brasileiros. A grande novidade são os Relatórios Dinâmicos dos estados, que permitem consultas dos indicadores, com base em fontes oficiais, possibilitando comparações entre estados e municípios, além de exportação dos relatórios em PDF”, explica a coordenadora do ORBIS/SESI, Diva Vieira.

 

Para a Oficial de Programa do PNUD, Ieva Lazareviciute, as políticas públicas precisam ser constantemente monitoradas e aprimoradas para garantir um maior progresso em prol dos ODM. “O Portal revolucionou a forma como a sociedade atua e transforma a sua realidade local, porque ofereceu um acesso, gratuito e didático, a todas as informações relacionadas aos ODM facilitando assim a participação de todos os interessados nos processos de formulação e monitoramento das políticas públicas. Esta nova versão dará um fôlego ainda maior para ações nos estados e municípios, aumentando a possibilidade de alcance dos ODM até dezembro de 2015”, afirmou Ieva, responsável pelo projeto ODM Brasil 2015, que apoia esta iniciativa do portal desde sua criação.

 

Por meio do Portal ODM é possível ter acesso a análises, gráficos e mapas sobre a situação de cada um dos Objetivos do Milênio em todos os municípios brasileiros. O resultado da busca no Portal serve para a elaboração de diagnósticos e tendências dos indicadores nos municípios. Desta forma, tanto os governos como as empresas e ONGs podem realizar ações orientadas para o cumprimento das metas estabelecidas nos ODM, verificando suas contribuições diretas para a melhoria da qualidade de vida nas localidades.

 

Saiba mais clicando aqui.

Fonte: ONU Brasil.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.