21/06/2018 Urubu-rei é avistado no Parque das Araucárias em São Domingos

Urubu-rei é avistado no Parque das Araucárias em São Domingos

Foto: Divulgação.

Visita ilustre e rara. Este Urubu-rei (Sarcoramphus papa), conhecido por ser o maior e mais colorido urubu do Brasil, foi registrado na zona de amortecimento do Parque Estadual das Araucárias, em São Domingos, no oeste catarinense.

 

Espécie cada vez mais rara de se observar, o Urubu-rei é assim chamado pelo grande porte, pela hierarquia na hora da alimentação e pela singular coloração.

 

A plumagem é branca em boa parte do corpo e escura nas pontas das asas e na cauda. A cabeça em tom mais avermelhado e o bico com uma saliência laranja tornam o Urubu-rei ainda mais exuberante.

 

Difere-se de outros urubus não apenas pela aparência, mas também pela força. O bico resistente é capaz de abrir até as partes mais duras da carcaça de um animal. É carnívoro, mas alimenta-se predominantemente de animais mortos. Como um verdadeiro rei, pelo vigor e também pela superioridade que naturalmente exerce sobre as demais espécies, é o primeiro a se alimentar, enquanto os demais aguardam a sua vez.

 

Grande, pode medir cerca de 85 cm de comprimento, e a envergadura das asas pode chegar a 1,80 metro.

 

Tem poucos predadores naturais, mas por ser belo, diferente e cada vez mais raro, o Urubu-rei vem se tornando alvo do tráfico ilegal. Pela baixa reprodutividade é cada vez mais difícil avistar a espécie. 

 

É também conhecido como corvo-branco, urubu branco, urubutinga, urubu-rubicá e iribburubixá.

Fonte: IMA – Instituto do Meio Ambiente.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/21-06-18-urubu-rei-e-avistado-no-parque-das-araucarias-em-sao-domingos.php on line 135

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/21-06-18-urubu-rei-e-avistado-no-parque-das-araucarias-em-sao-domingos.php on line 135

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/21-06-18-urubu-rei-e-avistado-no-parque-das-araucarias-em-sao-domingos.php on line 135