21/08/2015 ZEN conquista prêmio de ecologia com o projeto "Produção Mais Limpa (P+L)"

ZEN conquista prêmio de ecologia com o projeto "Produção Mais Limpa (P+L)"

Diretor Industrial Eduardo Bertolini representou a indústria metalúrgica Zen, de Brusque, premiado por Rodrigo Coutinho. Foto: Felipe Cruz / Editora Expressão.

Troféu Onda Verde é o reconhecimento dado pelo 22º Prêmio Expressão de Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante do País, que ocorreu durante o Fórum de Gestão Sustentável 2015.

 

A implementação da consciência ambiental no processo produtivo fez com que a ZEN, maior fabricante mundial independente de impulsores de partida, conquistasse o 22º Prêmio Expressão de Ecologia. Certificada pelo Ministério do Meio Ambiente como a principal do Brasil, a premiação promovida pela Editora Expressão ocorreu no dia 14 de agosto, em Florianópolis na sede da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina).

 

A ZEN foi uma das vencedoras com o projeto P + L (Produção + Limpa), que aumenta a eficiência no uso dos recursos naturais como água, energia, gás, óleo e resíduos de Classe 1, durante os processos de fabricação.

 

Segundo o Diretor Industrial, Eduardo Bertolini, que representou a empresa durante a premiação, além de o Programa P+L atender ao cumprimento de regras ambientais, auxilia a empresa na redução de custos e desperdícios. O executivo afirmou que a companhia investe há muitos anos na área ambiental e que o prêmio surge como um reconhecimento das ações da ZEN ao longo dos anos. “Esse é um dos diversos projetos adotados pela ZEN na área de Gestão Ambiental”, comemora o executivo. Bertolini ressalta que a empresa conta com um Comitê responsável pelos resultados de projetos dessa área, que melhorou o indicador de desempenho ambiental em 7% com relação aos resultados de 2013.

 

Desde a implantação do P+L, a ZEN reduziu em 21,4% a geração de resíduos sólidos contaminados, além de obter uma economia de 550MW no consumo de energia elétrica e 2,05% no consumo de água.

 

O projeto P+L foi adotado em 2014 pela ZEN para atender à condicionante da Licença Ambiental de Operação, solicitada pela FATMA (SC), que exige a redução de resíduos sólidos contaminados e efluentes por meio de indicadores e programas ambientais.

 

Sobre a ZEN


A ZEN é o maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo, e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original (OEM) e de reposição (aftermarket) na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Fundada em 1960, em Brusque (SC), a empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder absoluta na América do Sul, a ZEN produz anualmente cerca de 15 milhões de componentes, para mais de 2 mil modelos de veículos automotores. Seu portfólio inclui polias de alternador, tensionadores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS d e autom& oacute;veis e caminhões. Com alto grau de competência em sistemas de roda livre e conformação, a empresa destina cerca de 7% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 1.000 funcionários, apoiado em seu sistema Lean de produção, a ZEN mantém um rigoroso processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001. Para mais informações, acesse www.zensa.com.br.

Fonte: Printer Press.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.