21/08/2015 Programa Amigo do Carroceiro, da Udesc Lages, recebe maior prêmio ambiental do Sul do País

Programa Amigo do Carroceiro, da Udesc Lages, recebe maior prêmio ambiental do Sul do País

Joandes Fonteque, professor do curso de Veterinária da Udesc, de Lages (SC), recebeu de Vianna o troféu conquistado pelo projeto Amigo do Carroceiro. Foto: Felipe Cruz / Editora Expressão.

O programa de extensão Amigo do Carroceiro, desenvolvido no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, foi vencedor do 22º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria "Bem-Estar Animal". Pela conquista, a Udesc recebeu o Troféu Onda Verde.

 

O prêmio foi entregue ao coordenador do programa, Joandes Fonteque, durante o Fórum de Gestão Sustentável, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O Expressão de Ecologia é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul do Brasil. Nesta edição, foram selecionados 119 projetos em 20 categorias. Na área "Bem-Estar Animal", oito concorreram com o Amigo do Carroceiro.

 

Fonteque explica que o objetivo do programa é zelar pela saúde e bem-estar dos cavalos usados na tração de carroças: "Na medida do possível, não deixamos nenhum animal sair do atendimento sem medicação e tratamento adequado. Já os proprietários são orientados para dar continuidade aos cuidados".

 

Criado há 13 anos, o Amigo do Carroceiro também visa proporcionar melhores condições de vida e de trabalho às pessoas que usam os veículos para coleta de materiais recicláveis como fonte de renda. Melhorar a renda familiar e fornecer cultura, noções de cidadania e cuidados ambientais também são preocupações do programa.

 

As famílias cadastradas recebem atendimento mediante agendamento, todas as sextas-feiras, realizado pelos mais de 40 estudantes envolvidos diretamente nas atividades. O programa soma 137 voluntários, mais de 2,5 mil pessoas beneficiadas e 600 animais atendidos periodicamente. "A premiação é um reconhecimento pelo trabalho realizado e reforça o objetivo do programa, que é zelar pela saúde e bem-estar dos animais", fala Fonteque.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc Lages.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.