27/07/2015 Programa de Umuarama recebe Prêmio Expressão de Ecologia, considerado o mais importante na área ambiental

Programa de Umuarama recebe Prêmio Expressão de Ecologia, considerado o mais importante na área ambiental

Foto: divulgação.

O Programa Lixo que Vale rendeu mais um prêmio de nível nacional à Umuarama. Nesta sexta-feira (14), o prefeito Moacir Silva e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Carlos Fávaro, foram à Florianópolis para receberem o Troféu Onda Verde durante o Fórum de Gestão Sustentável de 2015. 


A Capital da Amizade venceu a categoria de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos do 22º Prêmio Expressão de Ecologia, que é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente, o maior prêmio da área ambiental do Sul do Brasil. O projeto foi julgado por um seleto grupo de profissionais que analisou mais de 115 projetos inscritos nas 20 categorias do prêmio. 


Além do troféu, a premiação também possibilitou que Umuarama participasse do Guia de Sustentabilidade 2015, que traz um panorama completo sobre a real situação da sustentabilidade na região Sul. “É uma satisfação enorme ver um projeto que desenvolvemos em minha gestão ganhar proporções nacionais. O Programa Lixo que Vale transformou Umuarama em exemplo para todo País no que diz respeito a sustentabilidade e gerenciamento de resíduos sólidos. Frequentemente representantes municipais de todo Brasil entram em contato conosco para saber detalhes sobre a execução do projeto. Além dos benefícios ambientais e sociais, o Lixo que Vale despertou novos olhares para Umuarama”, avalia o prefeito. 


O troféu foi entregue ao prefeito Moacir Silva durante um dos eventos de maior destaque da região Sul, que reúne representantes de empresas, ONGs e do setor público, que desempenham papeis importantes na luta pela sustentabilidade. 


Destaque


Nos últimos anos, o Lixo que Vale foi destaque na mídia nacional em virtude da sua proposta inovadora de cunho ambiental. A imprensa do País todo divulgou a iniciativa, que despertou interesse de várias cidades do Brasil. Inclusive, o projeto foi vencedor do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade 2014, que visa reunir as melhores ações da área, para servirem de espelhos a outros órgãos. “Encaminhamos um projeto bem detalhado que está disponível para pesquisa no banco de dados do Fecomercio e que pode ser acessado por qualquer outra Prefeitura que tenha interesse em implantar um modelo semelhante. É motivo de muito orgulho sermos a cidade pioneira da iniciativa”, conta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente e de Gestão Integrada, Antônio Carlos Fávaro. 


Além dos prêmios, o prefeito Moacir Silva foi convidado para palestrar no III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável sobre o Lixo que Vale e contou com um estande especial no evento para atender o público que queria saber mais sobre a iniciativa. 


Recentemente, o Projeto obteve o Selo ODM, que trata-se de uma certificação destinada a empresas, instituições públicas e do terceiro setor, que realizam projetos que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Lixo que vale


O programa que promove a integração da comunidade com o meio ambiente de maneira consciente e responsável, consiste na troca de materiais recicláveis por alimentos vindos diretamente do produtor rural. Semanalmente, os moradores levam os materiais recolhidos até um ponto de coleta e recebem “Moedas Verdes” - uma espécie de dinheiro fictício – em troca. A cada 15 dias, eles utilizam suas moedas em uma feira com mais de 30 variedades de alimentos, como hortaliças, vegetais, carnes, ovos, pães, bolachas, geleias, mel, entre outros produtos.

Fonte: Umuarama Ilustrado.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.