21/10/2013

Programa de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos completa 13 anos

Foto: Divulgação

No dia 23 de outubro, próxima quarta-feira, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos completa 13 anos.


Desenvolvido de forma itinerante pelo SindiTabaco (Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco) e empresas associadas, com o apoio da Afubra (Associação dos Fumicultores do Brasil), o programa percorre 570 municípios e 2,6 mil localidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, iniciativas semelhantes realizadas pelas centrais locais são apoiadas pelas empresas associadas ao SindiTabaco.

Desde 2002, o Artigo 53, do Decreto 4.074, determinou que “usuários de agrotóxicos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos”. Antes disso, no ano 2000, um projeto inédito da cadeia produtiva do tabaco já percorria regiões produtoras recolhendo as embalagens. Este pioneirismo reflete o comprometimento do setor do tabaco com o meio ambiente e a saúde e segurança dos produtores.

“Os investimentos em pesquisas realizados pelas empresas tornaram a lavoura de tabaco brasileira a cultura de interesse econômico que menos utiliza agrotóxico. Além disso, a orientação técnica das equipes de campo das empresas tem permitido resultados na conscientização dos produtores sobre a correta utilização, armazenagem e devolução destas embalagens”, destaca Iro Schünke, presidente do SindiTabaco. De acordo com pesquisa realizada pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura da USP, em 2012, a cultura do tabaco utiliza 1,1 kg de ingrediente ativo por hectare. Em plantações de outras culturas, como a da maçã, por exemplo, o número sobe para 70 quilos por hectare. Conheça a pesquisa.

Carlos Sehn, coordenador do programa, comemora os resultados obtidos. “Até o momento foram mais de 10,1 milhões de embalagens recolhidas, sendo 1,5 milhões no último ciclo (2012/2013). Por serem agricultores diversificados, os produtores de tabaco tem também a oportunidade de entregar as embalagens de produtos que foram utilizadas em outras culturas. Aos produtores que aderem ao programa são fornecidos recibos - fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental”, avalia.

Próximos Pontos de Coleta
Até o dia 3 de dezembro o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos percorre a região central do Rio Grande do Sul, oportunizando a correta destinação dos recipientes, inclusive aqueles que tenham sido utilizados em outras culturas. Conheça os pontos de coleta de novembro e dezembro.

Fonte: Assessoria SindiTabaco




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.