22/08/2013

SESI intensifica oferta de educação continuada no Planalto Norte de Santa Catarina

O desenvolvimento contínuo dos trabalhadores da indústria é uma preocupação constante de empresas como a PKC Group, de São Bento do Sul, e a Sólida Brasil Madeiras, de Rio Negrinho. Desde o início do ano, as indústrias realizam semanalmente cursos de educação continuada do SESI, entidade da FIESC. Apenas no primeiro semestre, 667 matrículas foram registradas em cursos de formação pessoal como Otimização do Tempo, Comprometimento e Foco em Resultados, Disciplina Organização e Planejamento, Significado do Trabalho, entre outros.

Erondi Borges é operador industrial no setor da secagem da Sólida Brasil Madeiras há três anos e avalia como positivo o impacto causado pelos cursos em sua vida pessoal e profissional. "Consegui colocar em prática coisas que eu aprendi no curso e sei que esta foi uma chance de ter crescimento profissional. É uma forma de nos valorizar", fala o trabalhador.

Mais de cem cursos são oferecidos gratuitamente à indústria nas áreas de segurança e saúde do trabalho, saúde e qualidade de vida, tecnologia, cidadania, indústria sustentável, além da formação pessoal e profissional. "Isso ocorre diante das necessidades da Indústria de preparar os trabalhadores para atender as novas exigências do mundo do trabalho. É uma estratégia para o desenvolvimento de pessoas que oportuniza o crescimento desse colaborador", avalia a diretora do SESI de São Bento do Sul, Rozane Zemann.

Na PKC Group e na Sólida Brasil Madeiras, a equipe de educação do SESI desenvolveu um programa de treinamentos aliado à necessidade das indústrias, com conteúdos contextualizados, sendo articulados com a realidade profissional de cada estudante. "O objetivo é desenvolver habilidades e competências para o mercado de trabalho, aprimorando e compartilhando ainda mais o conhecimento dos colaboradores tanto para a vida profissional, pessoal e social", comenta Rozane.

O trabalho se repete na indústria de revestimentos cerâmicos Casagrande. Educadores do SESI visitaram a unidade fabril de Rio Negrinho para conhecer o processo produtivo da matéria-prima processada pela indústria. "Acompanhamos o processo de prensa, secagem, esmaltação, pintura, passagem pelo forno, além do teste de qualidade, da embalagem e da estocagem do produto final", detalha a supervisora de Educação Continuada, Marcela Duarte. O objetivo é contextualizar as capacitações que serão realizadas até 2014.

As indústrias que tiverem interesse em oferecer cursos de educação continuada aos seus colaboradores podem procurar a unidade do SESI mais próxima.

Fonte: Elida Hack Ruivo / Assessoria de Imprensa da FIESC




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.